fbpx

Deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL- AM) recebeu membros do Sinagências na Câmara Federal

O deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL- AM) recebeu na tarde de quarta-feira (03/08), em seu gabinete na Câmara Federal, o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira e o diretor financeiro Wagner Dias em agenda institucional.

Logo no início, após as apresentações institucionais, o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira colocou para o parlamentar a necessidade de servidores que atuam na fiscalização das Agências terem a possibilidade de porte funcional de armas.

Estes servidores estão sistematicamente expostos a ações de confronto com o crime organizado, como por exemplo, na fiscalização de garimpo ilegal (ANM), comercialização ilegal de produtos a base de petróleo e gás (ANP), transporte clandestino de passageiros e cargas (ANTT e ANTAQ) e fechamento de rádios piratas (ANATEL), entre outras situações de risco onde a vida do fiscal corre risco frente ao crime organizado.

A proposta visa garantir a defesa do fiscal das agências em situações especialíssimas, tendo a agência a possibilidade de indicar a capacitação e indicação dos agentes com perfil e atribuição funcional adequados, através de rigoroso curso com diferentes etapas de capacitação, conforme reza a legislação em vigor.

Na agenda os diretores pediram apoio ao Projeto de Lei nº 2836/2021,de autoria do Deputado Federal Carlos Jordy (PL-RJ), sobre o tema.

Em outro momento da reunião os membros diretores também conversaram como deputado sobre o nivelamento da Agência Nacional de Mineração (ANM) e o quanto é grave a situação. Explicaram que uma das consequências dessa disparidade é o aumento do deficit de servidores da ANM. A Agência funciona com menos de 1/3 dos cargos previstos em lei e atualmente está com 71% de evasão.

O parlamentar demonstrou interesse pelas pautas disse que ampliará os debates junto ao partido tanto da questão do porte funcional de armas, quanto do nivelamento da ANM com seus pares.

Também declarou que seu mandato tem apoio para a conquista deste pleito e ainda confirmou participação em breve café da manhã a ser feito na sede do Sinagências.

Fonte: Ascom/Sinagências