fbpx

Servidores realizam manifestação pela manutenção do Posto Aeroportuário de Congonhas

Se forem mantidas as intenções da Anvisa, o único posto da Agência existente na capital de São Paulo – localizado no Aeroporto de Congonhas – corre o risco de fechar as portas. Para denunciar a situação, os servidores lotados no Posto Aeroportuário de Congonhas realizaram, na terça-feira (18), uma manifestação por toda a área interna do aeroporto.

Além de explicar a questão aos usuários, os servidores coletaram assinatura para abaixo assinado contra o fechamento da unidade e distribuíram Carta Aberta à População explicando os problemas que essa medida acarretará à saúde pública. Representantes de setores assistidos diariamente, como importadores, despachantes e outros, aderiram à manifestação e expressaram sua preocupação, pois terão que procurar outra cidade para que os produtos importados sejam analisados e liberados pela Agência de Vigilância.

O Posto possui expressão significativa na vigilância sanitária de produtos e serviços, contribuindo para o alcance das metas da Anvisa no cumprimento da sua missão institucional de proteger e promover a saúde da população, e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à Vigilância Sanitária. Além disso, é ponto estratégico para a saúde pública, na vigilância da saúde do viajante, considerando o número significativo de pessoas que transitam neste local, tanto de origem nacional como internacional, e de pousos e decolagens de aeronaves. A unidade é responsável pela emissão, entre outros documentos, do Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela, documento obrigatório para trânsito internacional para diversos países.

Sobre o caso, o Sinagências enfatizou que, na perspectiva de sua missão institucional e seu papel social, a Anvisa deve buscar a ampliação dos serviços oferecidos à sociedade através da área de PAFs, e não o contrário.