fbpx

Semana do servidor – Home Office e o retorno ao trabalho presencial nas agências

Na última sexta-feira (29), o Presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, mediou a live da semana do servidor com o tema “A volta das atividades presenciais nas agências reguladoras”. Foram convidados os diretores do Sinagências, Wagner Dias e Luis Cugler, além do presidente do fórum de RH ́s das agências reguladoras, Alex Cavalcante. Ao final da transmissão, foi realizado o sorteio de uma caixa de som JBL Flip 5 entre os filiados que estavam acompanhando a live. Para concorrer ao prêmio bastava preencher um formulário que foi disponibilizado no chat.

O presidente do Sinagências mencionou a Instrução Normativa nº 90, do Ministério da Economia, que definiu o retorno das atividades presenciais no poder executivo. Foram definidos os casos especiais onde o servidor teria aval para permanecer em casa, como servidores com comorbidades ou aqueles que são responsáveis por filhos em idade escolar sem atividade presencial nas instituições de ensino, entre outras.

O presidente Alex Cavalcante contou que os RH´s de todas as agências estavam acompanhando de perto as novidades sobre a volta às atividades presenciais. Sobre a IN nº 90, o presidente pontuou que assim que a portaria foi publicada, ele e o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, prontamente entraram em contato com o Ministério do Economia, e participaram de reuniões com a equipe do departamento de relações do trabalho, para debater sobre o fim do teletrabalho emergencial a partir do dia 15 de outubro.

O diretor Wagner Dias, acredita que o trabalho híbrido será uma realidade muito em breve nas agências, sobre os espaços de Coworking – espaços compartilhados, reunindo pessoas que não trabalham necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação.

– Nós entendemos que a utilização de Coworking pode ser pouco produtiva em um espaço comercial. O servidor talvez não tenha a mesma segurança da informação e segurança física que as agências reguladoras demandam.

 

Fonte:  Ascom/Sinagências