fbpx

PLENÁRIO APROVA INDICAÇÃO DE MÁRIO DIAMANTE PARA DIRETOR DA ANCINE

O Plenário do Senado aprovou, durante a ordem do dia da sessão deliberativa desta quarta-feira (27), a indicação de Mário Diamante, pelo presidente da República, para ocupar o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foram 47 votos, sendo 42 favoráveis, quatro contrários e uma abstenção. O Senado comunicará a decisão ao presidente da República.
  
O senador Flávio Arns (PT-PR) assinalou que Diamante "teve participação muito boa" durante audiências públicas ocorridas nas comissões de Educação (CE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), ocasiões, em que sugeriu novos caminhos a serem trilhados pela Ancine.
  
Mário Diamante foi aprovado por unanimidade na CE nesta quarta-feira. Até o momento, ocupava o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico da Ancine e, durante a sabatina na CE, manifestou a intenção de trabalhar para tornar a indústria brasileira do audiovisual auto-sustentável.
  
Embora tenha assinalado que a agência "pode se orgulhar de seus frutos", numa referência ao aumento da produção cinematográfica – de 30 filmes anuais em 2002, quando foi criada, para 70 filmes anuais atualmente -, Diamante acredita que o Brasil está aquém do seu potencial. Isso porque enquanto em todo o mundo o mercado audiovisual movimenta cerca de 342 bilhões de euros a cada ano, o Brasil se limita a 5,5 bilhões de euro.
 
Fonte: Senado