fbpx

Número de funcionários comissionados no executivo federal bate novo recorde

Quantidade atinge o maior patamar desde 1997, início da série histórica.
Levantamento obtido com exclusividade pela CBN revela que há 22.495 funcionários em cargos de confiança no governo federal.

Num momento em que o governo tem encontrado dificuldades para cumprir as metas fiscais, um dado mostra que o executivo não está se esforçando para isso. É o relatório sobre servidores comissionados trabalhando na administração direta e autarquias. De acordo com o balanço feito pelo Ministério do Planejamento com exclusividade para a CBN, o número de funcionários em cargos de confiança atingiu novo recorde em agosto com 22.495 servidores.

É o maior patamar de toda série histórica, que começou a ser feita pela pasta em 1997. Do total, 5.897 são funcionários sem vínculo. Ou seja, pessoas que não passaram por concurso público e estão no cargo por indicação.

A maioria foi nomeada como DAS 1. Na escala dos comissionados é o primeiro nível da carreira. Mas os cargos de confiança com livre provimento, os DAS-6, categoria mais alta, somam 218 pessoas. Elas têm remuneração média de R$ 21 mil e geralmente são indicados politicamente.

>>> Clique na imagem abaixo e ouça a íntegra da reportagem.


Fonte: Rádio CBN