fbpx

Mudança permitirá trocar plano de saúde sem esperar nova carência

Agência Nacional de Saúde Suplementar está fazendo consulta pública. Alteração vale para planos contratados depois de 1º janeiro de 99.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

A Agência Nacional de Saúde Suplementar está fazendo uma consulta pública – até o dia 17 de outubro – para receber críticas e sugestões da população sobre a alteração nas regras de mudança de planos de saúde no Brasil.

A Agência promete para abril do ano que vem a possibilidade de transferir o período de carência já cumprido em caso de troca de operadora de plano de saúde.

A chamada lei de portabilidade vai permitir que o cliente vá para um plano de saúde sem qualquer restrição de atendimento.

Sugestões e críticas sobre o tema poderão ser feitas no site da ANS.

A mudança vale para planos privados individuais e familiares contratados depois de 1º janeiro de 1999 ou os anteriores a essa data que foram adaptados à norma atual. O novo plano de saúde precisa estar na mesma faixa de preço do antigo e o consumidor tem que ter ficado pelo menos dois anos no plano de origem. A nova operadora não poderá cobrar nenhum tipo de taxa de adesão.

O plano da agência é aumentar a concorrência para melhorar o serviços das empresas. “Há toda uma perspectiva de uma nova gestão de saúde para que a fidelização do beneficiário”, afirma o representante da ANS, Fábio Fassini.

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo considera as propostas razoáveis e informa que a portabilidade de carência dos planos de saúde é aceitável.

Mesmo depois de passar seis anos pagando plano de saúde, quando precisou de cirurgia a aposentada Alvanice da Silva teve quer arcar com exame e com a compra de uma lente para a cirurgia de catarata. Ela só não troca de plano por medo de enfrentar nova carência, o período em que se paga mensalidade sem ter direito a todos os atendimentos.

Fonte: G1