fbpx

III Consag decide que SESIN’s devem manter formato

A atual formatação das Secretarias Sindicais – SESIN’s – foi objeto de avaliação e discussão pelos congressistas durante o III Consag.

O secretário-geral Elísio Nunes lembrou que "sem as SESIN’s não há sindicato; o Sindicato é nacional, mas o apoio são as SESIN’s e nós temos que fazer isso funcionar".

Para o servidor José Alves, da ANTT/SP, o maior problema das SESIN’s, hoje, não é recomposição. "É liberação do diretor sindical para que ele possa visitar as Agências", disse.

Elísio apontou dificuldades. "É difícil liberar a DEN Nacional para os estados, então o governo não vai abrir mão de jeito nenhum. Quem assumir isso tem que entender e arrumar um tempo a mais, até mesmo do seu lazer, para se dedicar a SESIN", esclareceu.

Após debates, foram apresentadas três propostas com alguns anexos. A primeira era manter o estatuto atual; a segunda era uma alteração sutil e a terceira, uma alteração mais robusta.

Uma das propostas preconizava a redução do quadro das Secretarias para quatro secretários sindicais.

Em defesa da manutenção da atual estrutura, o presidente do Sinagências, João Maria, lembrou o hábito que os brasileiros têm de achar que se pode resolver tudo com a norma, com a lei.

"O estatuto é a lei da nossa categoria. Só que as pessoas não são motivadas apenas pelo que está escrito, mas pela prática. Eu dei exemplo de várias Secretarias Sindicais que funcionam bem, São Paulo é um exemplo disso. No Pará, houve uma das melhores organizações de base que nós já tivemos. A SESIN da Bahia é um exemplo do porquê nós temos filiados em todas as Agências. Isso prova que não é na regra ou na norma que a gente molda a pessoa, mas é no convencimento, é na organização de base. A estrutura que há hoje é boa e funciona, tem a participação, tem a estrutura todinha, Secretaria Sindical, Secretaria de Organização, Secretaria Social, está tudo no estado, Secretaria por base e por local de trabalho. Agora, está lá escrito e alguém esta fazendo? Ah, não está fazendo? Então vamos acabar com o que está escrito?", indagou.

Com o plenário esclarecido, a votação apontou pela manutenção das SESIN?s da forma em que se encontram hoje estruturadas.

Por sua vez, a Diretoria Executiva Nacional deve estimular o encontro dos Secretários Sindicais, deliberar sobre a formação política e criar novas formas de comunicação com todos os membros, como audioconferência e videoconferência.