fbpx

GREVISTAS DE AGÊNCIAS REGULADORAS DÃO PRAZO PARA GOVERNO ATENDER ÀS REIVINDICAÇÕES

Brasília – O diretor jurídico do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras Nacionais (Sinagências), Antônio Luiz Faccin, informou que nove estados já decidiram dar ao governo prazo de dez dias para atender às reivindicações dos grevistas de agências das áreas de saúde, telecomunicações, indústria farmacêutica e transportes, entre outras.
 
Na noite de ontem (24), o Ministério do Planejamento havia proposto um prazo de 30 dias. "Caso o governo não cumpra o acordo, a greve nacional será retomada", afirmou o sindicalista.
 
Faccin disse que provavelmente amanhã (26) terá os resultados de todas as assembléias realizadas hoje e fará um relatório, a ser enviado ao ministério. Para quinta-feira (27) está marcada uma reunião no gabinete do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), para avaliar as negociações com os setores regulados.
 
Uma das preocupações é quanto à essencialidade dos produtos retidos em portos e aeroportos, para que não faltem medicamentos, por exemplo, nos hospitais. Os funcionários da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estavam em greve desde o dia 21 de fevereiro, pedem equiparação salarial com os contratados recentemente por meio de concurso público, além da inserção no plano de carreira. Segundo Faccin, os novos servidores recebem cerca de 75% a mais em gratificação do que os antigos funcionários.