fbpx

DILMA ROUSSEFF DIZ QUE PARA PROGRAMA DAR CERTO É PRECISO FORTALECER AGÊNCIAS REGULADORAS

13/03/2007 – 11h25 – PAC
A chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, afirmou há pouco, em audiência pública com o objetivo de discutir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que para que o PAC dê certo, é preciso fortalecer o papel das agências reguladoras, com o objetivo de permitir uma competição próxima da “competição perfeita”, que evite práticas oligopolistas e monopolistas.
 
A ministra também ressaltou que é fundamental aumentar o crédito para investimentos em infra-estrutura, “pois ninguém investe no mundo sem a disponibilidade do capital de terceiros com taxas compatíveis”. Nesse sentido, explicou Dilma Rousseff, é importante também que haja uma adequação e cooperação entre investimentos públicos e privados.
 
Essa cooperação, segundo Dilma Rousseff, é estratégica e está sendo levada em conta na escolha dos projetos, que têm que ser analisados, como explicou, de forma global, “para que haja sinergia entre eles”, observou.
 
Dilma explicou ainda que o PAC, nesta etapa, está sendo norteado em três eixos: infra-estrutura logística, energética e social e urbana. Um quarto eixo – o da infra-estrutura de telecomunicações – está sendo tratado à parte, com o objetivo de levar banda larga a todas as escolas brasileiras.