fbpx

Clipping Anatel (02 a 09/08/2010)

Transtorno na telefonia móvel
-do Diário do Nordeste
Os usuários apelam para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ajude a resolver o problema. No ano passado, a Anatel já abriu processo administrativo contra a TIM. Em face da continuidade do problema, caracteriza-se infração continuada e a empresa poderá sofrer novas sanções.

GVT investe R$ 40 mi para operar em Sorocaba e Jundiaí
-do DCI
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) operadoras de telefonia como as citadas acima estão engolindo o mercado de televisão paga no Brasil: até junho, conquistaram 1,4 milhão de clientes, ou seja, 16% dos consumidores de serviços direct to home (DTH) estão com as teles.

Anatel pode rever cobrança de preço administrativo por outorgas de cabo
-do Teletime
A Anatel pode ter sinalizado, na cautelar que suspendeu os efeitos do Planejamento de TV por Assinatura de 1997, que daqui para frente passará a cobrar apenas o custo administrativo (R$ 9 mil) pelas concessões de TV a cabo.

Consulta pública da Anatel revisa qualidade da 3G; agência quer 98% de sucesso na conexão
-do Portal Administradores
As altas taxas de reclamações sobre o serviço de internet móvel levaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a abrir uma consulta pública para revisão da regulamentação sobre a gestão de qualidade deste e de outros serviços de telefonia celular.

Saiba quais os obstáculos para a internet 3G no Brasil melhorar
-do Correio do Povo de Alagoas
De todas as reclamações sobre a internet móvel enviadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quase a metade eram de casos de usuários que simplesmente não conseguiram se conectar à rede 3G.

Anatel vai licitar faixa de 2,5 GHz para internet 4G
-do Estadão
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu hoje abrir uma licitação para que as operadoras de telefonia celular possam entrar na faixa de frequência de 2,5 gigahertz (GHz) e oferecer serviços de acesso rápido à internet pela tecnologia de quarta geração (4G).

Anatel aumenta espaço de frequência destinado a serviço móvel
-do Correio Braziliense
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma mudança na divisão do espectro de radiofrequência para aumentar o espaço destinado ao serviço móvel, como transmissão de voz, imagem e banda larga.

Com decisão sobre 2,5 GHz, Anatel retomará certificação de equipamentos
-do Teletime
A Anatel decidiu também que irá retomar imediatamente o processo de homologação de certificados para este tipo de produto, suspensa por uma decisão administrativa da Anatel como preparação para a reforma da destinação da faixa de 2,5 GHz. A suspensão durou mais de dois anos e sofreu diversas críticas ao longo desse período.

TIM atinge 44,4 milhões de linhas no segundo trimestre
-do Paraná Shop
Pelo sexto mês consecutivo, a TIM alcançou 100% das metas da Anatel na Área 10.

Anatel precisa aprovar na Vivo: entrada de portugueses na Oi deve ser aceita sem problemas
-do O Globo
Antes de aprovar a fusão da Portugal Telecom (PT) com a Oi – que a principio não deverá ter nenhuma dificuldade de ser aceita, uma vez que elas não são concorrentes no mesmo mercado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá que analisar o desligamento da PT da Vivo.

Após dez anos, Anatel concederá novas licenças para TV a cabo
-do O Globo
Até dezembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá conceder as primeiras licenças para a operação de TV a cabo depois de dez anos.

Anatel pede esclarecimento à Apple
-do Correio Braziliense
A Apple Computer Brasil Ltda. terá que explicar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) qual o procedimento adotado para o pós-venda do iPhone no Brasil. O órgão regulador contatou o representante do fabricante no país para buscar informações sobre a estrutura de assistência técnica aos usuários para os produtos fora do período ou das condições de garantia. A Anatel não informou, no entanto, qual será o prazo para que a empresa preste os esclarecimentos.

Anatel deve adequar regras próprias de compras à legislação federal 
-do Convergência Digital
Tudo indica que a Anatel vai rever sua posição sobre a aplicação da legislação federal nas regras próprias da agência para compras públicas.

Anatel diz que ainda não certificou cumprimento das metas do 3G
-do Teletime
Prefeitos e vereadores de cidades em que a rede celular instalada como cumprimento da meta dos editais de 3G não funciona como deveria andam preocupados com a possibilidade de a Anatel certificar o cumprimento das obrigações pelas operadoras.

Embratel mira a expansão do mercado de telecomunicações
-do O Globo
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que vai retomar, depois de dez anos, a concessão de outorgas para a prestação de TV a cabo.