fbpx

ANA LANÇA PRÊMIO PARA VALORIZAR A GESTÃO EFICIENTE DA ÁGUA

Estão abertas até o dia 22 de março de 2006 as inscrições para a primeira edição do Prêmio ANA que tem como objetivo reconhecer e valorizar as iniciativas da sociedade que assegurem água de boa qualidade e em quantidade suficiente para as atuais e futuras gerações.
 
A promoção da Agência Nacional de Águas é voltada a indivíduos, empresas, poder público, organizações de bacias hidrográficas e instituições de ensino e pesquisa que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável de recursos hídricos no país.
 
Será premiado com um troféu um vencedor dentre os três finalistas de cada uma das categorias definidas no regulamento. Aos demais finalistas é concedido um certificado atestando sua condição de finalista no concurso.
 
A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 17 de julho de 2006, em local a ser anunciado no dia 3 de julho e divulgado na página da ANA na Internet (www.ana.gov.br/premio/default.htm).
 
Na sua primeira edição, o Prêmio ANA contemplará três categorias: Gestão de Recursos Hídricos, que irá destacar casos de aplicação bem sucedida de instrumentos de gestão em bacias hidrográficas, estudos acadêmicos, projetos de capacitação, de comunicação e divulgação. Na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos serão premiadas iniciativas que visam a utilização racional da água em processos produtivos e o combate ao desperdício e a poluição de recursos hídricos, com ênfase na aplicação de tecnologias e práticas poupadoras de água.
 
Finalmente, na categoria Água para a Vida, o destaque irá para ações para de conscientização da sociedade sobre o valor da água para a promoção do desenvolvimento socioeconômico, da qualidade de vida e para a conservação dos ecossistemas contemplando projetos de educação ambiental, de comunicação e divulgação, estudos acadêmicos e produção artística.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de março de 2006, obrigatoriamente por remessa postal registrada, endereçada à Comissão Organizadora do Prêmio ANA, no seguinte endereço:
 
Agência Nacional de Águas – ANA / Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco M / CEP: 70.610-200 / Brasília – Distrito Federal.
 
A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma comissão julgadora formada por pessoas de notório saber e de reconhecida competência, com a seleção de três candidaturas finalistas em cada uma das categorias.
 
Serão avaliados em cada candidatura os seguintes critérios: efetividade, impactos social, cultural e ambiental, potencial de difusão, adesão e participação social e originalidade.
 
A comissão julgadora tem o prazo até 31 de maio de 2006 para a avaliação dos trabalhos e elaboração do relatório final. No dia 3 de julho de 2006, em sessão pública, será dada ampla divulgação dos trabalhos vencedores.
 
Mais Informações: (61) 2109-5412 ou pelo endereço eletrônico: premioana@ana.gov.br