fbpx

Dica de vídeo: “A História das Coisas”

Com base no objetivo de contribuir com ferramentas que facilitem o entendimento político a seus novos sindicalistas, a Diretoria de Políticas, Organização e Formação Sindical do Sinagências recomenda o documentário "A História das Coisas".

Produzido por Louis Fox, o vídeo mostra em uma linguagem simples os problemas sociais e ambientais que o capitalismo globalizante provoca no mundo. Ele aborda a exploração de poder dos Estados Unidos da América sobre os países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é abundante e barata.

O vídeo tem duração de 21 minutos e, nesse período, a apresentadora Annie Leonard retrata as consequências que o consumo desenfreado faz com o nosso meio ambiente e à saúde da população em geral.

O filme nos mostra a gravidade de um sistema em crise, no qual o valor humano é colocado na balança de acordo com a intensidade de consumo, ou seja, quem não possui e nem compra muito conforme a demanda do sistema, não tem valor. Também mostra como o governo esquece o povo para ficar "bajulando" as grandes corporações, dando mais assistência para as corporações do que para o próprio povo.

Com uma pitada de humor, o documentário expõe os padrões de consumo impostos pela mídia e pelas grandes empresas, e certamente nos leva a questionar o que cada um pode fazer pra amenizar esse impacto.

Vale a pena dar uma conferida!