fbpx

O presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, participou de reunião com o Ministro Paulo Bernardo e sua equipe, no Ministério do Planejamento, ontem, das 19 às 21h30, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios. A reunião contou com cerca de 30 entidades nacionais dos servidores federais e a CUT. Ainda esteve presente na reunião a Deputada Federal Alice Portugal do PCdoB, representando a frente parlamentar do serviço público.

Reunião com o Ministro Paulo Bernardo

O Ministro abriu a reunião informando como o país está enfrentando a crise internacional, passou dados da arrecadação de dezembro, janeiro e fevereiro, falou que o governo está tomando as iniciativas necessárias para que o país aqueça a economia e lembrou que em 2008 o Brasil, apesar de tudo, fechou o ano com crescimento de 5,1% do PIB. Informou, ainda, que o presidente Lula orientou a tomada de iniciativas e programas que impulsionem a economia, gerando mais postos de trabalho.

Reunião com o Ministro Paulo Bernardo

Reunião com o Ministro Paulo BernardoPaulo Bernardo informou que, no que se refere aos servidores públicos, o governo continuará com as decisões de trabalhar o fortalecimento do serviço público e que os acordos de 2008, cujas parcelas reflitam em julho de 2009, também serão honrados pelo governo e que essa é a decisão do presidente da República – em outros casos as parcelas deste ano já foram pagas. Afirmou que, se ocorrer um fato muito crítico, o que não é o caso, na pior das hipóteses o governo proporia uma mudança de data, mas não deixaria de honrar os compromissos.

Aberta a rodada de intervenções aos Sindicalistas, o presidente do Sinagências parabenizou a iniciativa do governo em chamar as entidades sindicais para uma conversa dessa ordem, falou que essa posição do governo tranqüiliza a categoria e que, quando recebeu o telefonema do gabinete do Ministro para a reunião no final da tarde da terça-feira (17/03), pensou no pior e, certamente, os demais companheiros presentes na reunião também. Agora ficamos aliviados nesta questão.

João Maria solicitou do Ministro o começo dos trabalhos do GT das carreiras, apoiou a fala de outras entidades na cobrança do reajuste das diárias, vale-alimentação e fez uma intervenção em defesa de que o governo aumentasse a per-capita paga à GEAP, informando ao Ministro de que, a partir deste mês, com desconto em abril, o GEAP mudou sua forma de cobrança ao servidor, de forma que, em alguns casos, aumentará em até 200% a parte do servidor.

Nas suas palavras finais, o Ministro definiu que o Secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, e o Secretário Executivo, João Bernardo, convidassem a GEAP e os demais planos de Auto-Gestão para uma reunião e verificassem a situação, para ver o que é possível fazer.

Renião com o Ministro Paulo Bernardo

O Sinagências filmou toda a reunião e disponibilizará as imagens nas próximas horas.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências