fbpx

O Sinagências, dando continuidade ao processo de eleição das Secretarias Sindicais (Sesin’s), realizou no mês de maio o calendário para o Ato de Posse dos secretários estaduais eleitos para mandato de 2015 a 2017 nos estados do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Bahia/BA e Tocantins/TO.

A primeira Sesin empossada pela Diretoria Nacional do Sinagências foi no estado do Rio de Janeiro/RJ, onde o Secretário Sindical eleito, Sólon de Luna Freira, especialista em regulação na Agência Nacional do Cinema (Ancine), assinou o Termo de Posse e afirmou a importância da reestruturação do modelo de remuneração da carreira para o subsídio.

Durante a posse no Rio de Janeiro, o Secretário Geral do Sindicato, Alexnaldo Queiroz, abordou a importância dos serviços públicos que as Agências regulam. “70% do PIB Brasileiro é administrado pelas Agências Reguladoras Federais e o DNPM, o que reflete em enorme responsabilidade em representar os interesses destes trabalhadores e compreender a importância dos Serviços Públicos que estas Agências regulam e fiscalizam para toda a sociedade Brasileira. Neste sentido é fundamental pautar olhares, afetos e compreender os diferentes conhecimentos e vivências”, disse.

A cerimônia de posse da Sesin em São Paulo/SP, segunda Secretaria empossada, teve como abertura a fala do presidente do Sinagências, João Maria Medeiros, que apresentou como secretário eleito o servidor técnico em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres de São Paulo (ANTT/SP), Leonardo Bruno do Rosário, e enfatizou a importância da Secretaria nos estados. “Quero destacar a importância desta Secretaria Estadual em todo o histórico de lutas e conquistas dos trabalhadores da Regulação Federal e o impecável trabalho feito nestes últimos anos pelo antigo secretário do Sinagências, Anésio Evangelista, que está deixando o comando desta Secretaria nas mãos do companheiro Leonardo, porém ocupará agora a posição de Secretário de Organização”, informou.

Ainda durante a posse, João Maria Medeiros apresentou aos Reguladores Federais o novo modelo de Prestação de Serviço Jurídico aos filiados e o escritório conveniado especialmente para o estado de São Paulo. Além disso, o presidente debateu com os Servidores sobre a expectativa de negociação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para o período 2015 a 2017, das quais são conhecidas as pautas históricas da categoria, como, reestruturação das carreiras das Agências Reguladoras, reestruturação do modelo remuneratório para subsídio, equiparação ao ciclo de gestão e recomposição de perdas inflacionárias do período.

O Secretário Geral do Sinagências, Alexnaldo Queiroz, discursou sobre os objetivos e finalidades da Atividade Regulatória no Brasil, o atendimento da Regulação ao Cidadão Brasileiro e realizou um breve histórico acentuando a importância da Prestação de Serviços Públicos de excelência no País, e do caminho travado para o fortalecimento do Sindicato.

Para o novo Secretário eleito no Estado de São Paulo, Leonardo Guerra, “é fundamental a organização de uma agenda de visitas para todo o Estados, em cada um dos escritórios das Agências Reguladoras Federais, acentuando aos Servidores a importância da participação no trabalho Sindical em prol ao fortalecimento de toda a categoria”, disse.

No Estado da Bahia/BA foi eleita a chapa liderada pelo já Secretário Sindical, Michel Kulhavy Cerqueira, que acentuou em seu discurso o trabalho que fará direcionado à pasta social dos Servidores. “O Sindicato não deve atuar somente no aspecto remuneratório, o que em tese, integrará no rol de atividades sindicais outros temas que estão relacionados ao interesse coletivo dos Reguladores Federais, e do cidadão Brasileiro”, ressaltou.

Além da Diretoria Executiva Nacional do Sinagências, participaram também da posse membros do Poder Legislativo, como o Vereador do município de Salvador/BA, Gilmar Santiago, e o Assessor Parlamentar do Deputado Federal Afonso Florence, o qual enfatizou “que a pauta de dos Reguladores Federais será decidida na Casa Civil com a ajuda do Deputado Afonso”.

O Tocatins/TO foi o quarto Estado a receber a Diretoria Executiva Nacional do Sinagências para o Ato de Posse da Sesin. O novo Secretário Sindical, Expedito Helder Cronemberger Freitas, técnico em regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assinou o termo de posse com a presença do Diretor de Assuntos Previdenciários, Fábio Rosa.