fbpx

Sinagências participa de encontro com os movimentos sociais no Palácio do Planalto

O Sinagências participou no último dia 15 do evento que reuniu no Palácio do Planalto diversos movimentos sociais. O evento “Encontro com os Movimentos Sociais”, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República teve o objetivo de reforçar a ideia de que a relação entre governo e os ativistas foi marcada pelo diálogo para construir políticas públicas.

O evento reuniu 500 lideranças dos mais diversos segmentos da sociedade civil – entidades sindicais, do campo, das mulheres, dos negros, de juventude, de economia solidária e de reforma urbana, entre outros. O encontro marca o último encontro oficial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as entidades.

Durante o evento o presidente da CUT, Arthur Henrique, fez um discurso destacando a luta e as conquistas do movimento sindical e uma reflexão sobre o que o movimento sindical poderá conquistar nos próximos anos para todos os trabalhadores.

O encontro marca a consolidação de um método de governo, adotado desde 2003, que possibilitou a construção de uma nova relação do Estado com a sociedade, onde as decisões conjunturais e as políticas estruturais eram submetidas à análise da sociedade civil por meio de canais de interlocução com o Estado – conferências, conselhos, mesas de diálogo e ouvidorias.

Nesse contexto, o Sinagências avalia de forma positiva a participação das entidades sindicais no processo de tomada de decisões no governo Lula, pois essa forma de governo possibilitou grandes conquistas para os trabalhadores do serviço público e destacou a importância de manter a disposição de luta da categoria para a consolidação da cidadania.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências