fbpx

Brasília, 7 de maio de 2013 – Às 16h30min desta segunda-feira (6), os representantes da Secretaria de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento (SRT/Mpog), Sérgio Mendonça, Edina Lima (SRT-Adjunta) e José Borges (Assessor), receberam os representantes das entidades sindicais nacionais envolvidos com a negociação das Agências Reguladoras e DNPM, além dos representantes dos Fóruns das Associações no Distrito Federal e Rio de Janeiro e da ANSDNPM.

Das entidades sindicais, participaram o Sinagências, Fenasps e CNTSS. Os diretores da ASÁGUAS, da ASEANTT e da ASANTAQ representaram as Associações de Brasília e os diretores da ASANP e da ASSETANS representaram as Associações do Rio de Janeiro.

A reunião foi iniciada com a apresentação de Ricardo Marques, da Aneel, disponibilizada abaixo, sobre as percepções e perspectivas dos servidores frente às demais carreiras de Estado, em comparação com as carreiras do Banco Central, CVM e SUSEP. A apresentação demonstrou didaticamente o quanto as carreiras das Agências foram depreciadas em comparação com as carreiras congêneres, principalmente representada pelo gráfico da apresentação que destaca que o último nível não se equivale sequer ao segundo padrão das carreiras do BACEN, CVM e SUSEP.

Depois de breve exposição das diversas lideranças que compuseram a Mesa, o secretário Sérgio Mendonça destacou que, do ano passado para 2013, a situação econômica não teve nenhum grande avanço, que não estamos "surfando em céu de brigadeiro", mas está mais claro que a situação econômica atual é um pouco melhor que a situação de 2012.

Outro ponto importante, evidenciado na reunião, é a opção que o governo Dilma fez em relação às concessões públicas. Segundo Sérgio Mendonça, "a relação mais intensa com o setor privado implica na amplificação do espaço regulador e, consequentemente, no fortalecimento das Agências". O secretário complementou, enfatizando que "assim, nós da SRT/MPOG, com o mandato que temos para tratar as demandas sindicais, no caso das agências, com o Sinagências e as demais entidades aqui representadas, vendo a exposição que traça um paralelo entre as agências e as instituições correlacionadas em atividades assemelhadas, temos a sensibilidade de levar para dentro do governo esta demanda".

Ao final, ficou definido que tanto a SRT quanto as entidades buscarão um entendimento no menor tempo possível. No entanto, a próxima agenda dependerá do avanço da proposta dentro do governo, o que todos esperamos que seja o quanto antes.

Assim que possível, a íntegra do vídeo será disponibilizada por email para todos os servidores.

Confira nos links abaixo o trabalho do Comando de Mobilização, as ações e reuniões anteriores.