fbpx

Solenidade Aniversário da ANVISA

Sinagências presente na solenidade em homenagem aos 20 anos da Anvisa

 

A Anvisa realizou nesta terça-feira (29), o lançamento oficial das comemorações dos 20 anos da instituição, durante solenidade no auditório de sua sede, em Brasília (DF).  A cerimônia contou com presença do ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta, secretário  especial de desburocratização, gestão e governo digital, Paulo Uebel, secretário executivo do Ministério da Saúde, João Camargo dos Reis, secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Cleber,  representantes das embaixadas, parlamentares, ex diretores presidentes da Agência, e ex diretores;  servidores de outros estados, setor produtivo, sociedade organizada, regulados e demais convidados.

O presidente do Sinagências, Alexnaldo Queiroz e membros da gestão da entidade também servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), secretário-geral, Fábio Rosa e ouvidor-geral Oswaldo Marangoni  também participaram do evento, representando a entidade.

Em sua fala, o Ministro Luis Henrique Mandetta destacou a importância do prestígio técnico que solidificou e dá legitimidade a instituição que a Agência representa hoje em suas decisões.

“Foi muito importante que  a Anvisa tenha contado com a parte técnica sempre antepondo a parte política, principalmente no início de suas atividades. A base foi sólida e resistiu a muitas tentativas políticas. A  Anvisa conseguiu se manter dentro do seu objeto embora sempre pressionada”, analisou o ministro.

Ainda em suas considerações, Mandetta também declarou a necessidade de crescimento da Agência com um olhar voltado para o futuro visando o desenvolvimento da tecnologia e da ciência e sinalizou que a instituição caminhe para dirimir e diminuir entraves burocráticos.

“Não há um tema que não possamos encarar há que se investigar, que se olhar e que se dar respostas. A sociedade não permite mais passar ao largo das questões. Nós iremos encará-las todas. Queremos a Anvisa cada vez mais sólida e técnica”, sinalizou o ministro.

Em seu discurso, o diretor presidente da Anvisa, Willian Dib destacou a história das duas décadas da Anvisa, suas principais contribuições em benefício à saúde da sociedade brasileira, destacou  a importância de todos que trabalham e trabalharam na Agência  e disse ainda que apesar da  recente crise de 2015, o setor teve saltos positivos com a participação da Agência regulando o setor em cerca de 22,7% do PIB brasileiro. Disse também que o órgão está pronto para os desafios.

“Vinte anos é pouco tempo para uma entidade com propósitos tão amplos, complexos e relevantes, os benefícios prestados ao Brasil em seu tempo de existência são extensos. Ainda sabemos que há muitos desafios à frente e o talento dos servidores será urgente para superá-los, seguiremos ”

CERTIFICAÇÃO DIGITAL – Um dos momentos da cerimônia de 20 anos da Anvisa foi o lançamento do certificado internacional de vacina. O documento é necessário em mais de cem países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação do viajante, para comprovação em especial da imunização contra a febre amarela.  A digitalização foi feita em uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Redução de custos para o Estado e principalmente para os cidadãos pode chegar a R$ 120 milhões por ano.

O secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital, Paulo Uebel destacou que a visão do governo é além das pautas estruturantes como a melhoria  da economia e as reformas,  também a simplificação dos serviços na vida das pessoas. “Hoje aos 20 anos da Anvisa é um dia simbólico posto que mostra o compromisso da Agência com o cidadão,  com as pessoas que estão na ponta e serão beneficiadas por esta medida importante e única no mundo em termos de governo digital”, destacou o secretário, Paulo Uebel.

Por fim, após os discursos, os membros presentes descerraram a placa comemorativa  em homenagem aos 20 anos da Agência.

As ações em comemoração ao Aniversário da Anvisa se estenderão em uma grade anual de atividades. Em outubro juntamente com o Sinagências diversas atividades focadas e desenvolvidas especialmente para os servidores públicos serão realizadas.

Fonte : Ascom/Sinagências