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Seminário Internacional – Integração de Serviços Públicos para um Governo Centrado nos Cidadãos

INFORMAÇÕES

PROGRAMA E INFORMAÇÕES – Clique Aqui.

PARCEIROS

Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Ministério da Economia – ME

OBJETIVOS

Este seminário tem como objetivo promover o debate de experiências nacionais e internacionais, com foco em possíveis soluções para os desafios da transformação digital e para a construção de governos mais efetivos, eficientes e abertos, com ênfase na prestação de serviços a cidadãos e empresas, adotando um enfoque multicanal.

O atual desafio da transformação digital ultrapassa a introdução de tecnologias digitais nas administrações públicas. Busca-se também integrar o uso de tecnologias digitais nos esforços de modernização do setor público, com a aplicação da concepção digital de forma transversal aos processos de tomada de decisões.

A integração de serviços demanda ainda um repensar amplo dos processos de gestão e modelos de governança nas organizações, com reflexos em diversas áreas, tais como: orçamento; recursos tecnológicos; capital humano; adequações normativas; gestão e avaliação da qualidade dos serviços.

Novas formas de coordenação e de parcerias entre órgãos pertencentes a diferentes estruturas são necessárias para o efetivo atendimento ao cidadão. A implementação de uma gestão compartilhada de serviços administrativos demanda capacidades e mudanças estruturais, tanto na institucionalidade quanto na cultura organizacional vigente.

Além disso, a colaboração entre distintos níveis de governo deve ser buscada, através de modelos de governança que permitam a otimização dos recursos públicos e maximização da satisfação dos usuários.

PRINCIPAIS TEMAS

Gestão Integrada de Serviços em Distintos Canais

A transformação na prestação de serviços centrados no cidadão e as lições de Service Canada, e ChileAtiende.

Governança e Colaboração intergovernamental

Coordenação entre níveis de governo e compartilhamento de serviços administrativos, as lições da Espanha.

Transformação Digital de Serviços

Estratégia de governança digital e centralização de canais digitais, a trajetória brasileira. Experiências do governo federal e estaduais.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes governamentais, com o intuito de sensibilizar e atualizar conhecimentos sobre novas tendências de gestão e integração de serviços, em particular aquelas decorrentes de novas tecnologias e arranjos institucionais inovadores focalizados na necessidade dos cidadãos.

Servidores Públicos e de entidades prestadoras de serviços, com vistas a apoiá-los tecnicamente na formulação de projeto de integração de serviços no Governo Federal.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 13 de agosto de 2019

Horário: Das 08h30 às 18h

Local: Enap – Campus Asa Sul

FONTE: Suep/Enap