Seminário Internacional – Integração de Serviços Públicos para um Governo Centrado nos Cidadãos

Sinagências estende para mais 200 filiados adesão ao plano odontológico gratuito
12 de agosto de 2019
Carreiras de Estado em debate para a audiência com a SGP/ME
12 de agosto de 2019

INFORMAÇÕES

PROGRAMA E INFORMAÇÕES – Clique Aqui.

PARCEIROS

Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Ministério da Economia – ME

OBJETIVOS

Este seminário tem como objetivo promover o debate de experiências nacionais e internacionais, com foco em possíveis soluções para os desafios da transformação digital e para a construção de governos mais efetivos, eficientes e abertos, com ênfase na prestação de serviços a cidadãos e empresas, adotando um enfoque multicanal.

O atual desafio da transformação digital ultrapassa a introdução de tecnologias digitais nas administrações públicas. Busca-se também integrar o uso de tecnologias digitais nos esforços de modernização do setor público, com a aplicação da concepção digital de forma transversal aos processos de tomada de decisões.

A integração de serviços demanda ainda um repensar amplo dos processos de gestão e modelos de governança nas organizações, com reflexos em diversas áreas, tais como: orçamento; recursos tecnológicos; capital humano; adequações normativas; gestão e avaliação da qualidade dos serviços.

Novas formas de coordenação e de parcerias entre órgãos pertencentes a diferentes estruturas são necessárias para o efetivo atendimento ao cidadão. A implementação de uma gestão compartilhada de serviços administrativos demanda capacidades e mudanças estruturais, tanto na institucionalidade quanto na cultura organizacional vigente.

Além disso, a colaboração entre distintos níveis de governo deve ser buscada, através de modelos de governança que permitam a otimização dos recursos públicos e maximização da satisfação dos usuários.

PRINCIPAIS TEMAS

Gestão Integrada de Serviços em Distintos Canais

A transformação na prestação de serviços centrados no cidadão e as lições de Service Canada, e ChileAtiende.

Governança e Colaboração intergovernamental

Coordenação entre níveis de governo e compartilhamento de serviços administrativos, as lições da Espanha.

Transformação Digital de Serviços

Estratégia de governança digital e centralização de canais digitais, a trajetória brasileira. Experiências do governo federal e estaduais.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes governamentais, com o intuito de sensibilizar e atualizar conhecimentos sobre novas tendências de gestão e integração de serviços, em particular aquelas decorrentes de novas tecnologias e arranjos institucionais inovadores focalizados na necessidade dos cidadãos.

Servidores Públicos e de entidades prestadoras de serviços, com vistas a apoiá-los tecnicamente na formulação de projeto de integração de serviços no Governo Federal.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Data: 13 de agosto de 2019

Horário: Das 08h30 às 18h

Local: Enap – Campus Asa Sul

FONTE: Suep/Enap

Os comentários estão encerrados.