fbpx

Servidores da ANM se mobilizam, na sexta-feira (27/05), pelo nivelamento com as demais Agências

Servidores, de todo o país, da Agência Nacional de Mineração (ANM) estarão mobilizados nesta sexta-feira (27/05), às 12 horas, na antiga sede da autarquia em Brasília, e nas unidades regionais dos estados, para chamarem a atenção da sociedade e do Governo em relação à necessidade de equiparação salarial dos servidores da ANM com as demais Agências.

A decisão foi tratada em reunião virtual, feita nesta quarta-feira, com o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, a 2ª vice-presidente, Edileia Soares Pires, o presidente da Associação dos servidores da ANM (Asanm), Antônio Macedo Prado, e os servidores da autarquia que participaram da reunião.

Neste primeiro ato de mobilização, a ideia é chamar a atenção sobre o pleito. Registrar as condições de trabalho, tratar em fotos e vídeos a questão, divulgar em redes, e junto à mídia, o tamanho da distorção que há em relação às demais Agências.

Logo no início da reunião, o presidente Cleber Ferreira apresentou um panorama histórico da evolução da carreira dos servidores da ANM, desde o extinto DNPM. Também fez um comparativo com as demais Agências e descreveu como, infelizmente, as defasagens continuaram crescentes.

Mesmo com o reconhecimento da importância da regulação do setor e a criação da Agência, as carreiras da ANM não foram equiparadas e para os servidores, apesar de terem sido considerados efetivos da Agência, concretamente, nada mudou.

Hoje a defasagem é de até 72% em relação às outras dez Agências Reguladoras, 71% dos cargos efetivos estão vagos devido a evasão de servidores para a iniciativa privada. Ainda assim, a ANM arrecadou para o setor R$10 bilhões em royalties para o país.

Durante a reunião, também foi tratado que, além das mobilizações para esta sexta-feira, outras agendas poderão ser mobilizadas para que novas ações sejam trazidas à pauta.

Precisamos estar todos unidos nesta reta final!
SERVIDOR, PARTICIPE!

AGENDA

O que: Ações de mobilização pela equiparação da ANM
Quando: Sexta-feira (27/05)
Horário: 12h
Onde: Antiga Sede da ANM em Brasília e Unidades Regionais nos estados