fbpx

#OutubroRosa – Quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura

Exoneração Cargo Comissionado ANAC
1 de outubro de 2021
Provocada, ANTT responde aos diversos ofícios enviados pelo Sinagências sobre a área de fiscalização da Agência, mas os questionamentos continuam
1 de outubro de 2021

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Nesta sexta-feira (01/10), INCA faz panorama do câncer de mama no Brasil na celebração do Outubro Rosa  promoverá o debate “Os Desafios do Cuidado com a Saúde: O que Podemos Fazer?” que reunirá profissionais da área para discutir ações de promoções para uma vida saudável, principalmente envolvendo hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.

AUTOEXAME – O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês.

Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda.
Mamilo – pressione os mamilos suavemente. Verifique se há alguma secreção.
Axilas – após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

O Sinagências apoia esta campanha! Cuide-se! Faça o autoexame e previna-se do câncer de mama

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp chat