fbpx

O Sinagências lembra que cuidar da saúde é o bem mais precioso que você faz para a sua vida

O Sinagências lembra que cuidar da saúde é o bem mais precioso que você faz para a sua vida. Ainda destacamos o papel a Agência Nacional de Saúde, em sua missão de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar, induzindo com eficiência a regulação para a qualidade da promoção da saúde. 

Durante o período da tarde a ANS realiza atividades de debates voltados para a promoção da saúde  A Associação dos Servidores e demais Trabalhadores da Agência Nacional de Saúde  Suplementar. (ASSETANS) estará presente e fará suas contribuições, a partir das discussões realizadas pelos servidores.

Espaço Aberto na ANS, a partir das 14h: debate interno, voltado aos servidores e trabalhadores da Agência, sobre a proposta de regulamentação do uso de franquia e coparticipação nos planos privados de saúde – os chamados “Mecanismos Financeiros de Regulação”. A proposta é polêmica e, depois das manifestações de diversas entidades, servidores da ANS e pessoas presentes à Audiência Pública sobre o tema, realizada no dia 20/03, a Diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS – DIDES/ANS, propôs a realização deste evento, convidando também a ASSETANS a participar.  

Uma das questões polêmicas da proposta é a ligação entre o tema e a proposição do Ministério da Saúde em instituir “planos acessíveis” de saúde, onde a  previsão é de repasse do custo da assistência em saúde para quem contrata um plano privado de saúde, ou seja, mais custo para o consumidor ou a empresa contratante, além de um afrouxamento das regras de regulação da ANS. A proposta de norma sobre franquia e coparticipação encontra-se no momento em Consulta Pública no site da Agência, disponível para a participação de toda a sociedade neste link 

Ato Público pela Saúde – 14h – Largo da Carioca – Saúde Não Se Vende, Direito Se Defende! Com essa chamada, o Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, entidades e movimentos sociais convidam para o Ato Público no Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril, a partir das 14h, no Largo da Carioca. Estão programadas atividades artísticas, oficina de cartazes, debates e Roda de Conversas sobre Saúde. Às 17h:30m  o Ato será encerrado com uma caminhada até o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ – IFCS/UFRJ. 

Fonte : Assetans