fbpx

MARES GUIA DEFENDE DIRETORES DA ANAC INDICADOS PELO GOVERNO

O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) rebateu nesta segunda-feira as críticas recebidas pelo governo federal nas nomeações de políticos para cargos de função técnica. Ao comentar a escolha dos diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), acusados de não promoverem uma gestão técnica eficiente da crise aérea do país, Walfrido saiu em defesa dos nomes escolhidos pelo governo.
 
O ministro disse que o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, é um "engenheiro experimentado" que conhece hoje aviação civil para debater o assunto "com qualquer pessoa nesse país". Já o diretor Josef Barat, segundo o ministro, é "PhD em aviação", enquanto o diretor Jorge Veloso foi coordenador do DAC (Departamento de Aviação Civil), com ampla experiência no setor aéreo.
 
 Apesar de defender os diretores da Anac, o ministro disse que o governo não está "morrendo de satisfação" com a administração da crise aérea. "Muitas medidas que estão sendo tomadas teoricamente poderiam ter sido implementadas antecipadamente. O fato é que nós estamos cobrando." Segundo Walfrido, o ministro Nelson Jobim (Defesa) tem total apoio do governo federal para buscar rápidas soluções para o setor aéreo brasileiro.
 
Walfrido disse ser favorável a mudanças nas regras das agências reguladoras. O ministro afirmou que apóia as discussões sobre o projeto de lei que unifica as regras de mandato das agências reguladoras, em tramitação no Congresso Nacional."Temos que discutir isso no Congresso Nacional e com a sociedade civil. O conceito da agência é que ela não seja um órgão do governo, mas ela não pode desconhecer que existe um governo eleito. Tem que ter um canal de comunicação, e o canal hoje é o Conac (Conselho de Aviação Civil). Nessa nova discussão é possível que haja um arejamento nessa comunicação do governo com as agências de tal maneira que os ministérios tenham também sua palavra ouvida", disse.
 
Fonte: CorreioWeb / FolhaNews