fbpx
Nomeação Cargo de Chefe ANTAQ
24 de setembro de 2021
Aposentadoria por Incapacidade Permanente ANCINE
27 de setembro de 2021

Manual de conduta para agentes públicos civis reúne princípios, condutas esperadas e inadequadas, além de um capítulo exclusivo sobre trabalho remoto

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia é a responsável pelo Manual de Conduta do Agente Público Civil do Poder Executivo Federal. O manual será aplicado a todos os agentes públicos, inclusive servidores efetivos, comissionados, temporários, terceirizados e funcionários de entidades da administração direta e da administração indireta autárquica e fundacional. O objetivo principal é orientar os servidores sobre as condutas esperadas no ambiente de trabalho e no exercício de suas funções, assim como no atendimento ao público.

Em linguagem clara e acessível, o manual organiza as disposições legais vigentes referentes à conduta profissional do servidor público. A Portaria não modifica as legislações anteriores, mas deve ser utilizada de forma complementar a elas.

O capítulo exclusivo sobre o trabalho remoto já é realidade em alguns órgãos. Com a pandemia do Covid-19 que vem sendo enfrentada no país, o teletrabalho virou uma realidade cotidiana da Administração Pública Federal. Nesse contexto, o objetivo é reforçar que, apesar da mudança na modalidade de trabalho, a legislação e as obrigações permanecem as mesmas para todos os agentes públicos, com especial destaque para algumas características próprias do trabalho remoto.

O manual também estabelece duas coisas importantes, a primeira é que órgãos e entidades da Administração Pública Federal devem encorajar os agentes públicos a reportar qualquer desperdício de recursos públicos, fraude, abuso de autoridade, desrespeito à lei ou qualquer tipo de inobservância do Manual de Conduta. A segunda trata de algo considerado inadequado: “utilizar logomarca ou qualquer imagem oficial do órgão ou entidade em que exerça suas funções ao emitir comentários em redes sociais”. É importante estar atento e vigilante com relação aos tipos de comportamentos que são considerados inadequados e, por isso, não devem ser seguidos.

Acesse o Manual de Conduta do Agente Público Civil

Fonte: gov.br 

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp chat