fbpx

IMPRENSA – METRÓPOLES – Servidores da Agência Nacional de Mineração iniciam paralisação

Servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) iniciaram uma paralisação, nesta segunda-feira (29/5), em protesto contra a falta de estrutura no órgão.

A ANM é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A agência é responsável pela gestão dos recursos minerais brasileiros. Uma das atribuições, por exemplo, é fiscalizar garimpo ilegal e barragens de segurança.

Os servidores pretendem ficar de braços cruzados até a terça-feira (30/5). Apenas serviços relacionados a segurança pública vão funcionar.

Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), as exigências são a correção da distorção salarial entre a ANM e outras agências, além de reforço na estrutura de cargos e recomposição do quadro de pessoal.

“Agora é necessário que o governo reavalie os vetos da estruturação e nivelamento dos servidores com os vencimentos das demais 10 agências reguladoras”, afirma o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira.

O movimento também pede o repasse integral da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e a reformulação do Fundo Nacional de Mineração (Funam).

 

Fonte: Metrópoles