fbpx

Hoje é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

ANTT abre processo seletivo para ocupação de Cargo Comissionado Técnico – CCT V
26 de julho de 2021
Sinagências oficia Governo sobre a equiparação da ANM
27 de julho de 2021

Acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria. Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação de Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, entre outros.

A data é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

A prevenção de acidentes de trabalho é um assunto que preocupa empresários e colaboradores em todo o mundo. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 mil trabalhadores morrem todos os dias por causa de acidentes nesses locais.

No Brasil a situação é bem preocupante. Dados oficiais da Previdência Social apontam que ocorrem 300 mil acidentes de trabalho anuais, sendo que as mortes são cerca de 2.700 mil. Isso tudo sem mencionar as doenças que  acometem os colaboradores diariamente e que geram muitos prejuízos ao empregador.

O investimento em segurança do trabalho se faz necessário não apenas por conta das leis trabalhistas brasileiras, que determinam as normas que as empresas devem seguir, mas também porque essa preocupação atinge diretamente o crescimento da organização. Investir na prevenção de acidentes de trabalho traz benefícios econômicos que superam os gastos e o tempo dedicado a isso.  Fornecimento de equipamentos de proteção individual,  Promoção de treinamentos em segurança do trabalho, estabelecimento de regras e normas claras,  investimento em treinamento de primeiros socorros,  Fiscalização e manutenção periódica de maquinários e do ambiente de trabalho,  bom clima organizacional são alguns deles.

Fonte: Ascom/Sinagências

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato