fbpx

GOVERNO CONVOCA REUNIÃO PARA DISCUTIR NIVELAMENTO SALARIAL DOS SERVIDORES DA ANM

Encontro deve ocorrer na sexta-feira. Sindicato suspende paralisações, mas estado de greve continua

Após dois dias de greve, o governo Federal solicitou uma reunião com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Sinagências. O objetivo é debater a questão do nivelamento salarial dos servidores da ANM. O encontro está agendado para sexta-feira (02/06), às 11h, e será realizado na sede da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comandado pela ministra Esther Dweck.

A reunião contará com a presença da atual Secretária de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho Interina do MGI, Marilene Ferrari, e do secretário do ministério de Minas e Energia, Marcelo Oliveira. Devido à perspectiva de diálogo, as paralisações foram temporariamente suspensas, mas as mobilizações pela causa continuam.

“Com uma ANM enfraquecida, quem sofre são os cidadãos e o país. A agência é responsável pela fiscalização do garimpo ilegal e da segurança das barragens, que podem causar acidentes, como as tragédias ocorridas em Brumadinho e Mariana”, ressaltou Cleber Ferreira, presidente do Sinagências.

Atualmente, os funcionários da ANM recebem aproximadamente 40% a menos do que os servidores das outras 10 agências reguladoras. Diante dessa disparidade, eles reivindicam um nivelamento salarial, além da realização de novos concursos públicos para fortalecer o quadro de pessoal. Também solicitam o repasse de 7% da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e a efetivação do Fundo Nacional da Mineração.

Fonte: Ascom/Sinagências