fbpx

Cerimônia de solenidade do Prêmio ANTAQ 2021 acontece nesta quinta-feira

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) lançou, no dia 2 de agosto, uma nova edição do Prêmio ANTAQ 2021. O prêmio é entregue a cada dois anos e os vencedores terão reconhecimento de suas iniciativas de contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica, além de disseminar  boas práticas na operação e gestão no setor.

A premiação ocorrerá em Brasília na próxima quinta-feira (14/10). Serão premiados trabalhos em quatro categorias: Desempenho Ambiental, Iniciativas Inovadoras, Artigos Técnico-Científico e Conformidade Regulatória. Serão classificados cinco finalistas em cada categoria ou modalidade do Prêmio. Aos três primeiros colocados de cada categoria ou modalidade será destinado um troféu, com a respectiva classificação, a ser entregue durante a solenidade de premiação. Os demais finalistas receberão um certificado atestando sua condição de finalistas do Prêmio.

Na categoria Iniciativas Inovadoras, serão premiadas as empresas atuantes no setor de transportes aquaviários que tenham adotado iniciativas geradoras de melhorias operacionais, ambientais ou de gestão, cujas iniciativas trouxeram benefícios significativos ao setor aquaviário. Nesta categoria, um participante poderá concorrer com mais de uma Iniciativa Inovadora.

Nos Artigos Técnico-científicos, serão premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas, Infraestrutura e Logística, que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ. Nesta categoria, foi aceito qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos.

Em Desempenho Ambiental, serão premiadas as Autoridades Portuárias dos Portos Organizados e os Terminais de Uso Privado-TUP, avaliados em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental 2021 e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental-IDA.

Conformidade Regulatória, serão premiadas as empresas que, no quinquênio 2016-2020, apresentaram as melhores conformidades regulatórias em sete modalidades: Navegação Interior, Navegação Marítima, Navegação de Apoio Marítimo e Portuário, Cabotagem, Longo Curso e Portuária, Porto Organizado/Autoridades Portuárias, Arrendamentos e Terminais de Uso Privado, totalizando 21 premiações.

A empresa pública Portos do Paraná, responsável pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina, estará entre os premiados em Brasília no dia 14 de outubro. Entre os portos públicos selecionados na categoria de gestão do Meio Ambiente, junto com o Porto de Paranaguá, estão os portos de Itajaí (SC) e Terminal Portuário de Pecém (CE).

Fonte: Ascom/Sinagências