fbpx

CAMPANHA MAIO AMARELO – “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”

 

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Neste ano, a campanha aborda o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” e traz a reflexão sobre atitudes que têm faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência.

A campanha de 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central.

Desde 2014, ano de lançamento do movimento Maio Amarelo, diversos temas já abordados desde o “Atenção pela Vida”, em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, em 2020.

Na 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde, realizada na Suécia, em fevereiro de 2020, eles atualizaram o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo Observatório, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.  Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.

Fonte: movimento maio amarelo c/CNT