fbpx

Brasil em debate: crise hídrica e energética

O Brasil atravessa a pior seca dos últimos 70 anos. Isso desencadeou situações críticas como a do estado de São Paulo, que mesmo com o tímido início da estação das águas assiste ao risco de ver uma região metropolitana de 20 milhões de pessoas ficar à míngua. O governo paulista é criticado por não ter realizado um racionamento de água.

Mas as más notícias também afetam a produção nacional de energia, baseada majoritariamente em produção hidrelétrica. No caso da energia, uma nova restrição no consumo não foi necessário, mas o país acentuou sua dependência da usinas termoelétricas, mais caras e poluentes. A redução na tarifa realizada em 2013 deve se dissolver nos aumentos que vem sendo autorizados em todo o país e que podem ultrapassar 50%.

Será que o poder público tem tomado as decisões corretas ao administrar esses recursos tão essenciais à população? Quanto vai custar sair desse momento tão delicado?

Para analisar o assunto, o programa Brasil em Debate, da Câmara dos Deputados, convidou os deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Geraldo Thadeu (PSD-MG). A apresentação é de Vania Alves.

Confira: