fbpx

ANS divulga novo rol de coberturas obrigatórias

ANS divulga novo rol de coberturas obrigatórias A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou hoje (02) a Resolução Normativa 262 que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, alterando os procedimentos que fazem parte da cobertura assistencial mínima obrigatória. Serão incluídos cerca de 60 novos procedimentos. A atualização entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2012 e será válida para planos contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

Esta revisão contou com a participação de um grupo técnico formado por representantes da Câmara de Saúde Suplementar. Puderam opinar órgãos de defesa do consumidor, representantes de operadoras de saúde e de conselhos profissionais, entre outros.

Consulta Pública

A Consulta Pública nº40, sobre a atualização do novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, foi encerrada no dia 21 de maio deste ano. Consumidores, operadoras, gestores, prestadores de serviços e sociedade em geral tiveram 36 dias para opinar. Foram recebidas 6.522 contribuições, sendo 70% diretamente de consumidores.

Confira abaixo algumas novidades no rol de procedimentos 2011:

Cirurgias por vídeo

São 41 novas cirurgias cobertas por este método. Como por exemplo, colecistectomia com fistula biliodigestiva, herniorrafia com o ou sem ressecção intestinal, adenoidectomia, prostatavesiculectomia radical, refluxo gastroesofágico ? tratamento cirúrgico, colocação de banda gástrica ajustável e gastroplastia (cirurgia bariátrica). Esse tipo de procedimento é menos invasivo que o convencional.

Exames

Os consumidores terão acesso a mais 13 novos exames, incluindo a análise molecular de DNA dos genes EGFR, K-RAS, HER-2 e dosagem quantitativa de ácidos graxos de cadeia muito longa para o diagnóstico de erros inatos do metabolismo (EIM).

Promoção à saúde e prevenção de doenças

Ampliados os números de consultas para nutricionistas e as indicações para terapia ocupacional. Incluído exame diagnóstico para câncer de mama: marcação pré-cirúrgica por estereotaxia, orientada por ressonância magnética. Garantida a obrigatoriedade de paramentação para o acompanhante no parto.

Novos tratamentos

Terapia imunobiológica endovenosa para tratamento de artrite reumatóide, artrite psoriática, doença de crohn e espondilite anquilosante.

Novas tecnologias

Destaque para o tratamento ocular quimioterápico com antiangiogênico, angiotomografia coronariana, implante de anel intraestromal, além de pet-scan oncológico e da oxigenoterapia hiperbárica.

Todos os procedimentos incluídos podem ser conferidos no link http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/rol_inclusoes.pdf.

Fonte: Segs

 

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o fortalecimento da sua categoria, do seu Sindicato, em defesa de Agências Reguladoras independentes, clique aqui e filie-se.