fbpx

Agências Reguladoras: Clipping da Semana (de 29/11 a 5/12/2008)

ANEEL

Aneel revisa tarifas da Energisa Borborema
– do JB Online
A proposta para a segunda revisão tarifária periódica da concessionária Energisa Borborema (EBO) – antiga Companhia Energética da Borborema (Celb) – foi aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e estará em audiência pública a partir de hoje até o dia 24 de dezembro.

Liminar atrasa construção de Jirau
– do Portugal Digital
O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, disse, quarta-feira (27), que dificilmente a usina de Jirau, no rio Madeira (RO) ficará pronta em 2012, prazo esperado pela empresa responsável pela construção da usina.

Leilões bem-sucedidos
– do Estado de SP
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi bem-sucedida nos leilões de linhas de transmissão realizados dias 24 e 26 de novembro, os primeiros depois da eclosão da crise financeira internacional. Houve interesse dos investidores, embora tenha havido uma redução do deságio em relação aos leilões anteriores – ou seja, o transporte da energia será mais caro para os usuários finais.

Aneel diz que se Justiça mudar contrato da Celpe tarifa vai subir
– do Blog de Jamildo
O presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, Jerson Kelman, no discurso oficial, na presença do Presidente Lula, deu sua falinha dizendo que asseverava a conclusão do programa de eletrificação rural do Estado, mas não aliviou quando tratou sobre a guerra juridica em torno do aumento da conta de energia de 2005, objeto de uso político na campanha eleitoral e em julgamento nesta terça-feira no TRF da 5ª Região.

Prefeito parabeniza diretor do DME pela conquista de prêmio da ANEEL
– da Prefeitura de Poços de Caldas
O prefeito Sebastião Navarro parabenizou o diretor-presidente do Departamento Municipal de Eletricidade, o engenheiro Misael de Mendonça, pela conquista do prêmio de distribuidora melhor avaliada pelos consumidores em 2008, nas regiões Sul e Sudeste. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou os resultados da pesquisa que apurou o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) em 2008, no último dia 19 de novembro, em Brasília (DF).

ANS

Crise e câmbio dificultam relação com planos
– do CQCS
A alta do dólar deve acirrar ainda mais os conflitos no setor de saúde, principalmente entre hospitais e operadoras de planos médicos a partir do próximo ano. Isso porque a maior parte dos insumos e materiais médicos usados em exames diagnósticos e cirurgias complexas é importada. Até então, os aumentos eram repassados num efeito cascata, sem muitos problemas. O hospital adquiria o insumo importado e cobrava da operadora que, por sua vez, repassava o custo principalmente para os clientes corporativos, cujos contratos não são regulados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

ANS EDITA NOTA TÉCNICA E CARTILHA SOBRE A LEI DOS CALL CENTERS
– do SEGS
A ANS publicou na última sexta-feira (28) uma Nota Técnica e uma Cartilha para as operadoras de planos de saúde visando atender os termos do Decreto 6.523 – Lei dos Call Centers.

Regras dos planos de saúde mudam em abril de 2009
– do Abril Notícias
As regras para que consumidores com planos de saúde individuais ou familiares, contratados a partir de janeiro de 1999, possam trocar de operadora sem cumprir nova carência estão previstas para vigorar a partir de 2 de abril de 2009. A informação é de Fausto Pereira dos Santos, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

ANA

Agência Nacional de Águas abre 152 vagas: R$ 8,3 mil
– do G1
A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou concurso para 152 vagas de nível superior. O salário é de R$ 8.389,60. Os cargos são de analista administrativo, especialista e geoprocessamento e em recursos hídricos.

SC: chuva bate recorde na Grande Florianópolis
– do JB Online
Um levantamento feito pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) apontou que as chuvas verificadas durante o mês de novembro na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte bateram recordes históricos. A estação da Epagri localizada em Blumenau registrou do dia 1º até o dia 27 de novembro de 2008, 886,1 mm. O recorde anterior obtido pela estação era de 167,2 mm e pela estação da Agência Nacional de Águas (ANA) era de 281,8 mm, registrados em 2006 e 1961, respectivamente.

Futuro da Bacia do Rio Doce começa a ser discutido no Espírito Santo e em Minas Gerais
– do Gazeta Online
O combate ao assoreamento e à poluição das águas por esgoto doméstico em uma região onde 70% da população é urbana. Este é apenas um dos desafios que os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais terão que enfrentar para recuperar e preservar uma das mais importantes fontes de recursos minerais do Brasil, a Bacia do Rio Doce. O estudo foi contratado em conjunto pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Inscrições para o concurso ANA começam nesta quinta
– do Comuni WEB
Amanhã, dia 4/12/2008, terá início o período de inscrições para o concurso ANA – Agência Nacional de Águas – Especialista e Analista – 2008. O prazo vai até o dia 28/12/2008.
Evite filas, correrias de fim de prazo e imprevistos. Oficialize sua participação o quanto antes.

Prêmio ANA 2008
– da Eco Agência
Reconhecer iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável das águas brasileiras. Com este objetivo, a Agência Nacional de Águas (ANA) entregará o Prêmio ANA 2008 nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30min, no auditório da Caixa Cultural de Brasília, para as melhores iniciativas em seis categorias: Governo, Empresas, Organismos de bacia, Academia, Organizações não-governamentais e Imprensa.

Programa Hydros se classifica entre os 40 primeiros do Prêmio da ANA
– do BV News
O Projeto Hydros, patrocinado pela Petrobras Ambiental, foi convidado para a cerimônia de entrega da segunda edição do prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA) 2008.

DNPM

Licenciamento ambiental
– do Página 20
Com a presença de 90% dos filiados, o Sindicato da Indústria de Areia, Argila e Laterita do Estado do Acre (Sindmineral) realizou, na última quinta-feira, uma reunião com o chefe do 19º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Airton Nogueira, e representantes do Ministério Público Estadual, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Anac

Azul assina contrato de concessão com Anac
– do JB Online
A Azul Linhas Aéreas assinou ontem contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, a empresa está pronta para solicitar rota e horários (que são os chamados Horários de Transporte – Hotran) para operar vôos domésticos regulares de passageiros, carga e mala postal.

Vôos garantidos na temporada de férias
– do Página 20
As agências de viagens do Acre estão correndo contra o tempo para atender a demanda na venda de passagens aéreas, especialmente na temporada de maior procura por vôos em Rio Branco. A movimentação nas casas de turismo no Estado é gerada em virtude da decisão tomada no mês passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em fechar 100% aeroporto por causa de fissuras na pista.

Presidente da Anac espera para 10 de dezembro plano de companhias para festas de fim de ano
– do O Globo
A diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Vieira, disse que vai receber no dia 10 de dezembro o plano das empresas para lidar com o fluxo de passageiros no período de festas de fim de ano. Segundo ela, as companhias não vão praticas overbooking.

Decreto delega secretário de obras para firmar convênio junto à Anac
– do Pantanal News
O governador André Puccinelli, através do Decreto de nº. 7.346 de 24 novembro, publicado ontem (28) no Diário Oficial do Estado, instituiu o Diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para firmar convênio em nome do Estado de Mato Grosso do Sul com a agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Anac autoriza retorno de operações de empresa de táxi aéreo de Sorocaba
– do O Globo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o retorno das operações da empresa NHR Táxi-Aéreo Ltda, com sede em Sorocaba (SP). A empresa estava impedida de voar desde o dia 8 de novembro, quando a agência reguladora suspendeu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) por conta de irregularidades que comprometiam a segurança operacional.

Gol faz promoção em rotas anunciadas pela Azul
– do Estado de SP
O início das operações da nova companhia aérea Azul em Campinas (SP) já detonou uma guerra de preços em algumas rotas que passam pelo aeroporto de Viracopos. Antes mesmo da estréia efetiva da Azul – que deve iniciar seus vôos regulares por volta de 15 de dezembro -, a Gol reduziu as tarifas para as quatro rotas iniciais do novo concorrente. São vôos diretos que ligam Campinas a Curitiba, Vitória, Porto Alegre e Salvador.

Financiamentos da Azul atrasam
– do Monitor Mercantil
Dos 16 aviões da frota que vai operar até o final de 2009, só 10 têm contratos assinados
A restrição de crédito, gerada pela crise financeira internacional, atrasou o financiamento dos aviões da nova companhia aérea Azul, fundada pelo empresário David Neeleman. Menos de 15 dias antes do início previsto das suas operações, a empresa ainda está assinando os contratos de leasing das primeiras 10 aeronaves das 16 previstas para integrar a frota da empresa até o final de 2009. As outras seis ainda estão sendo negociadas e deverão contar com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, segundo o presidente da empresa, Pedro Janot.

Azul Linhas Aéreas quer operar no Aeroporto da Pampulha
– do uai
A vinda da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para Belo Horizonte depende apenas do fim da polêmica em torno da volta dos vôos interestaduais para o aeroporto da Pampulha. A nova companhia aérea fez quarta-feira seu vôo inaugural na capital, sobrevoando o interior do estado por cerca de 45 minutos.

Para Anac, mais vôos no Santos Dumont não esvaziarão o Galeão
– do O Globo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garante que a abertura do Santos Dumont para vôos domésticos de longo curso fora da ponte-aérea Rio-São Paulo não vai contribuir para o esvaziamento do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão. Segundo o diretor da Anac Ronaldo Serôa da Motta, a quantidade de slots (espaços disponíveis nos aeroportos) no Santos Dumont passará de 15 por hora no horário de pico para, no máximo, 23.

Azul espera receber hoje autorização da Anac para iniciar operação
– do G1
A Azul Linhas Aéreas aguarda para as próximas horas a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar suas operações no país. Logo que receber o sinal verde, a companhia informa que iniciará as vendas de bilhetes para as rotas Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador, com a primeira decolagem marcada para o próximo dia 15.

ANTT

ALL vende sucata irregularmente, diz ANTT
– do Jornale
A agência que regula os transportes terrestres já multou a ALL em quase R$ 750 mil pelo desmonte de vagões. A América Latina Logística (ALL) foi notificada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT), para que a companhia se manifeste sobre as supostas irregularidades na venda de sucata levantadas pela Polícia Federal (PF).

Com dois meses de atraso, 25 radares fixos são instalados na Via Dutra
– do Estado de SP
Com atraso de dois meses, a Via Dutra passa a contar hoje com 25 radares fixos, além dos móveis já utilizados pela Polícia Rodoviária Federal. Dez deles vão operar no trecho paulista da rodovia, nos municípios de Guarulhos, Arujá, São José dos Campos, Caçapava e Lavrinhas. A Dutra será a primeira entre as rodovias federais concedidas à administração privada que terá fiscalização por meio de radares fixos.

Ferrovias defendem direito de passagem e ampliação da malha
– do Porto Gente
Os transportadores ferroviários não cansam de se queixar que a malha ferroviária brasileira, de 29 mil quilômetros, é muito pequena em relação a outros países de dimensão continental como Estados Unidos e Canadá, que, juntos, contabilizam mais de 154 mil quilômetros de ferrovias.

Ancine

Preço alto é a principal razão da baixa adesão na TV paga, diz Ancine
– do MSN/dinheiro
Os preços altos cobrados na TV por assinatura e a falta de uma programação nacional são as principais razões para a baixa adesão a esse serviço no Brasil. Isso é o que considera o diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Alexandre Patez.

Cinema Paradiso?
– do Estado de SP
Ancine anuncia investimento recorde de R$ 74 milhões na produção de filmes, num momento em que o principal gargalo é a exibição, com público em queda.

Mulher de amigo
– do O Globo
A iniciativa da Ancine, de oferecer ingressos mais baratos, a R$ 4, durante a semana parece estar fazendo sucesso nos melhores cinemas. "A Mulher do Meu Amigo", filme de Cláudio Torres, lançado há uma semana já tinha sido visto por umas 70 mil pessoas só até quinta-feira.

Trabalho aprova criação de 100 cargos efetivos na Ancine
– da Agência da Câmara
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 3946/08, do Poder Executivo, que cria 100 cargos efetivos no quadro de pessoal da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Ancine abre concurso com vagas no Rio e salários de R$ 9.552
– do O Globo
Vai até o dia 21 de dezembro o período de inscrição para o concurso do Agência Nacional do Cinema (Ancine), que será realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O órgão federal vai preencher 30 vagas para o cargo de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual, que exige nível superior em qualquer área, e 25 postos para Analista Administrativo, com vagas divididas para bacharéis em Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Exatas ou Tecnológicas, além também de qualquer área de formação.

Ancine libera fundo de R$ 74 milhões ao cinema
– do JB Online
Destacado como um marco na política pública de incentivo ao audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual, aguardado projeto da Agência Nacional do Cinema, a Ancine, que vai ser lançado nesta quinta-feira pelo ministro da Cultura Juca Ferreira, às 15h, no Palácio Gustavo Capanema, com presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, prevê um investimento de R$ 74 milhões na área.

Fundo Setorial do Audiovisual tem quatro editais lançados
– do Tela Viva
A Ancine apresentou à imprensa nesta quarta-feira, 3, os primeiros editais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que serão lançados oficialmente nesta quinta-feira. O fundo, destinado ao desenvolvimento da atividade audiovisual, foi criado em 2006 e regulamentado em 2007, e conta com recursos da Condecine e do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações). As quatro primeiras linhas do FSA receberão, no total, R$ 74 milhões, que serão investidos ao longo de 2009.

Antaq

SEP estuda prorrogação do contrato da Cargill no porto
– do Porto Gente
A Secretaria Especial de Portos (SEP) tentará prorrogar a concessão do terminal da multinacional Cargill na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos. O objetivo é que o contrato permaneça válido até a conclusão da licitação que definirá o novo arrendatário para a instalação. Na próxima semana, a Codesp deve enviar uma proposta de edital de concorrência à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Decreto que trata da concessão de portos será discutido em audiência pública no Senado
– do Agrosoft
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realiza hoje (4/12), a partir das 10h, audiência pública para discutir o Decreto 6620, publicado no dia 30 de outubro a pretexto de disciplinar a concessão de portos, o arrendamento e a autorização de instalações portuárias no País. Participam da audiência o ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Antonio Brito Fialho, e o Diretor-Geral da Transportadora de Containers CMA-CGM, Nelson Carlini.

ANP

Bimetal vai participar de leilão da ANP, em dezembro
– do Diário de Cuiabá
A indústria metalúrgica mato-grossense Bimetal, especializada na produção de torres telefônicas, está habilitada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a 10ª rodada de licitações, prevista para os dias 18 e 19 de dezembro. O certame abre disputa à concessão para exploração de reservas de petróleo e gás natural em várias regiões brasileiras, inclusive em Mato Grosso.

Quase um mês depois, postos aumentam o GNV
– do Diário de Natal
Quase um mês depois de a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) ter autorizado o reajuste de 11,75% no preço do gás natural veicular, os postos da capital potiguar resolveram aplicar a mudança de preço. O custo do metro cúbico do combustível saiu de, em média, R$ 1,83, para custar R$ 1,93 na maioria dos estabelecimentos pesquisados pela reportagem do Diário de Natal.

Comissão rejeita novas taxas para indústria petrolífera manter ANP
– da Agência Câmara
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou na semana passada o Projeto de Lei 2184/07, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que cria taxas obrigatórias para as atividades ligadas à produção de petróleo.

Lobão: decisão sobre 8ª Rodada da ANP ficou para 2009
– do Estadão
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que ficou para o ano que vem a definição sobre a retomada da 8ª Rodada de licitação de blocos de produção de petróleo da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Deputado quer regra mais transparente sobre royalties do petróleo
– da Agência da Câmara
O deputado Júlio Cesar (DEM-PI) vai apresentar um projeto de lei para tornar mais transparente a distribuição de royalties de petróleo e de gás natural. A idéia é que a repartição de receitas seja feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e não mais pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Petrobras descobre sinais de gás na Bacia do ES
– do Estadão
Em um informe de rotina à ANP, a Petrobras afirmou que descobriu sinais de gás no bloco BM-ES-5, na Bacia do Espírito Santo. A descoberta foi feita em alto mar, a uma profundidade de 60 metros, de acordo com a ANP. Além disso, a Petrobras notificou o órgão regulador que descobriu sinais de petróleo no bloco BT-POT-9, em terra, na Bacia Potiguar.

ANP marca leilão de áreas onde pode ter petróleo no Nortão
– do Só Notícias
A Agência Nacional do Petróleo -ANP-marcou para o próximo dia 18, no Rio de Janeiro, a 10ª rodada de licitações para exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia do Parecis, no Médio-Norte e Norte de Mato Grosso onde são 6 blocos localizados nos município de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato e Paranatinga com uma área total de 14.381 km².

Anatel

Anatel vota até dia 15 anuência da compra da Brasil Telecom pela Oi
– do JB Online
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou nesta sexta-feira que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá votar a anuência prévia da compra da Brasil Telecom pela Oi até o dia 15 de dezembro.

Anatel vai adiar decisão sobre ponto extra de TV paga
– do G1
A conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Emília Ribeiro, disse hoje que vai pedir um novo adiamento para a decisão sobre a cobrança do ponto extra da TV por assinatura. O prazo para que a Anatel decida vence no dia 30 de novembro e será prorrogado por mais um mês.

Anatel será ouvida em processo de cobrança de pulsos
– do Maracaju News
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça serão ouvidos pelo Superior Tribunal de Justiça antes do julgamento do recurso repetitivo que analisa a legalidade da cobrança de pulsos excedentes à franquia telefônica, sem a discriminação das ligações.

Alagoas e Paraíba têm portabilidade numérica
– do Decision Report
As cidades dos estados de Alagoas, Paraíba e São Paulo, que utilizam os códigos DDD 82, 83, 12 e 13 já podem usufruir do serviço de portabilidade numérica a partir de hoje, 01/12. Segundo a Anatel, a adição desses novos códigos correspondem a universo de 9 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel.

Oi admite que supertele não sairá mais este ano
– do O Globo
A Oi (ex-Telemar) mudou de tom e "abandonou o prazo" acertado entre os acionistas das duas empresas para concluir a compra da Brasil Telecom (BrT) até o fim deste ano. O negócio incluía multa de quase R$ 500 milhões em caso de atraso. Em entrevista ao Globo, o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, admitiu que "não há mais nada a fazer’ a não ser esperar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) faça o seu trabalho.

Anatel vai rever critérios da telefonia rural em áreas isoladas
– da Agência Câmara
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, na Câmara, que vai rever o critério que dificulta o acesso à telefonia nas áreas rurais mais isoladas do País. O tema foi discutido, nesta terça-feira, em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Anatel finaliza regulamento sobre revenda de serviços de telecomunicações
– do Convergência Digital
Questionado hoje sobre o que a Anatel pretende fazer a respeito da revenda de serviços telecomunicações, o conselheiro Antonio Bedran foi direto: "Estamos vivendo um momento muito dinâmico, em função dos avanços tecnológicos e do que nós acenamos para a sociedade brasileira do que a Agência pretende colocar a disposição dela a curto, médio e longo prazo.

Anvisa

Mata Dengue chega ao mercado
– do Portal Fator
Hypermarcas lança o primeiro inseticida que age em todas as fases do mosquito transmissor da dengue. O produto Mata Dengue possui registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é comprovadamente eficaz no combate ao mosquito da dengue.

Atenção: Anvisa proíbe sabão e água sanitária
– do iBahia
A Agência de Vigilância Nacional (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, dos produtos: Pedra Sanitária Mil Aromas (fabricado após agosto de 2007), Antimofo e Antitraça Mil Aromas e Pedra Sanitária Suprema e de todos os demais saneantes domissanitários, fabricados pela empresa KI Aroma Indústria e Comércio Ltda. ME, com sede em São Paulo (SP). Os produtos não possuem registro na Agência.

Consulta sobre isotônicos
– do Jornal Cidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe novas regras para os alimentos destinados a atletas. A Consulta Pública aberta no site da agência apresenta um novo conceito para esta categoria de alimentos. Os cidadãos podem opinar através do www.anvisa.gov.br.

Medicamentos com CFC serão proibidos a partir de 2011
– do Bem Paraná
A produção e importação de medicamentos com o gás clorofluorcarbono (CFC) será suspensa no dia 1º de janeiro de 2011. O prazo foi instituído em uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada esta semana no ‘Diário Oficial’.

Navio filipino traz suspeita de malária para a cidade
– do Correio 24H
Um dos tripulantes do navio de carga de bandeira filipina Tupi Maidem, que chegou na noite desta terça-feira (2) em Salvador, é suspeito de ter contraído malária. De acordo com determinação da Anvisa, a embarcação permanecerá na cidade por 40 dias.

PE sedia encontro sobre alimentos
– do Fiespe
A contaminação de alimentos por resíduos de agrotóxicos é a temática do 30 Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, que acontece hoje e amanhã, a partir das 8h, no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem. Idealizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o encontro tem à frente a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária – Apevisa, da Secretaria Estadual de Saúde – SES.

Após liberação da Anvisa, fabricante do Minuano afirma que produto segue padrões
– do O Globo
Em nota divulgada nesta segunda-feira, a empresa Flora Produtos de Higiene e Limpeza reafirmou que seus produtos da linha Minuano continuam a ser produzidos "em total acordo com os padrões aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e possuem performance comprovada por laudos técnicos".

CUIDADO COM O QUE VOCÊ COME
– do SEGS
Muitos dos alimentos que estão expostos em padarias, lanchonetes e até mesmo em casa, estão mais recheados do que podemos imaginar. Os microorganismos estão espalhados e podem contaminar o que você preparou ou comprou. Na água, no ar, nos utensílios, no chão, no seu corpo, sim, eles estão em todos os lugares.Segundo a Anvisa morrem por ano aproximadamente oito a cada mil habitantes por DTAs, Doenças Transmitidas por Alimentos.

SAÚDE: Anvisa faz parceria com Conselho de Combate à Pirataria
– da Gazeta Mercantil
O combate à pirataria de produtos sujeitos à vigilância sanitária ganhou um incentivo hoje. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmou um termo de cooperação com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), que irá dar mais agilidade às ações desenvolvidas pelas duas instituições.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências