fbpx
Nota sobre erro no cálculo da gratificação de desempenho dos servidores ativos do quadro específico da Anvisa
17 de janeiro de 2018
ANCINE realiza evento para apresentar dados inéditos sobre gênero e raça
22 de janeiro de 2018

Algumas dúvidas têm surgido na categoria sobre o conteúdo do Termo de Acordo nº 24/2015, celebrado entre o governo e a categoria, por isso esclarecemos alguns pontos importantes:

As parcelas do reajuste
O acordo firmou o reajuste em duas parcelas. A primeira, de 5,5%, para agosto de 2016 e 5% para janeiro de 2017. Não há parcelas remanescentes ou pendentes para 2018.

A incorporação da Gratificação de Desempenho aos proventos de aposentadoria
Antes do acordo, o ocupante de cargo do quadro específico das agências incorporava apenas 50% da Gratificação de Desempenho em seus proventos. Assim, ao se aposentar, perdia-se, metade do valor referente a essa gratificação.

O acordo altera essa regra e estabelece que a Gratificação de Desempenho passará a ser incorporada pela média dos pontos percebidos pelo servidor nos 60 (sessenta) meses anteriores à aposentadoria. Como a nova regra implica proventos maiores do que a anterior, o acordo explica como essa diferença deve ser paga:

  • Um terço da diferença em janeiro de 2017;  
  • Um terço da diferença em janeiro de 2018, e; 
  • Um terço da diferença em janeiro de 2019.

Cabe ressaltar que essa incorporação é válida apenas para aposentados, pensionistas e servidores que venham a se aposentar. Não se aplica para os servidores em atividade, que já recebem a gratificação integralmente em relação aos pontos que fazem jus

A composição remuneratória para o PEC
A partir de janeiro de 2017, a composição remuneratória dos integrantes dos Planos Especiais de Cargos das Agências Reguladoras é de 70% de Vencimento Básico (VB) e 30% da Gratificação de Desempenho (GD).  O Termo de TERMO DE ACORDO 2015 e a Lei 13.326/2016, que o disciplina legalmente, estão disponíveis para consulta. O Sinagências também está à disposição para dirimir quaisquer dúvidas.

Diretoria Executiva Nacional do Sinagências 

 

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato