fbpx
Nota Pública da Associação dos Servidores da Agência Nacional do Petróleo – ASANP
27 de julho de 2011
Governo nega reajuste linear para todos os sevidores
28 de julho de 2011

A secretária-geral do Sinagências, Mônica Beraldo, participou do Seminário “Perfil do Mercado de Trabalho do Distrito Federal e de sua área Metropolitana e as Políticas de Geração de Emprego”, ocorrido em 18 e 19/07. O Seminário foi organizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal e o Conselho Regional de Economia do DF (CoreconDF), onde a secretária já foi presidente.

Os economistas Julio Miragaya (CODEPLAN) e Jusçanio de Sousa (CoreconDF) participaram da mesa de abertura do evento, com palestras sobre o assunto.

O evento promoveu o debate com representantes de vários órgãos, no momento em que a Codeplan volta a atuar, subsidiando as políticas públicas do DF, incluindo a CUT – Central Única dos Trabalhadores, com a presença do presidente no DF, José Eudes da Costa, e com a presença da professora Maria Antonia Leite, vice-presidente da Força Sindical no DF.

Na oportunidade, foram apresentados estudos e diagnósticos da evolução da ocupação, a queda da taxa de desemprego nos últimos anos e as desigualdades observadas entre as Regiões Administrativas e o Entorno da capital, formada por pequenas cidades do Estado de Goiás.

Além dos dados do DF, foram apresentados também o perfil do mercado de trabalho nas cidades de Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, com base na Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED. Registramos um dado curioso: no DF, que registra a maior renda per capta do país, o salário médio das mulheres, R$ 3.800,00, é superior ao dos homens, por volta de R$ 3.300,00.

No encerramento do evento, foi assinado pela Secretaria de Trabalho, Codeplan, Corecon-DF, entre outras secretarias de governo e instituições, protocolo de intenções que firma o compromisso de assegurar a implantação, até o final de 2011, ainda que em caráter experimental, da Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED nos municípios goianos que compõem a virtual área metropolitana de Brasília.

Na fala dos líderes sindicais, foi tratado, entre outros assuntos, dos trabalhadores terceirizados na máquina administrativa do governo local. A contratação gera controvérsias, indica que não devam ocupar postos finalísticos nas instituições, apesar de terem os mesmos direitos e deveres de todo trabalhador brasileiro, devidamente registrado e organizado.

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o fortalecimento da sua categoria, do seu Sindicato, em defesa de Agências Reguladoras independentes, clique aqui e filie-se.

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato