fbpx

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) encaminhou o Ofício 70/2012 ao secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça, solicitando a normatização de regras que preparem o servidor das agências reguladoras para a aposentadoria.

No documento, o Sindicato sugere a realização de ações que façam o servidor se sentir mais seguro para enfrentar a nova situação fora do ambiente de trabalho. Além disso, pede o fornecimento da Carteira de Identificação do Aposentado pela agência reguladora a qual o profissional está vinculado.

Elísio Ribeiro, secretário-geral adjunto do Sinagências e servidor aposentado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recentemente se aposentou, afirma que as medidas propostas valorizariam mais o servidor. “Quando o profissional se aposenta, ele não se desapega de uma hora para outra da sua longa vivência trabalhista. Essa passagem da labuta diária à vida que se vai levar sem a rotina de anos levará tempo. Portanto, o órgão empregador pode tornar essa mudança mais fácil, com uma política pública direcionada para os aposentados”, afirma.

Preocupado em debater o tema de forma transparente, o Sinagências criou um fórum de discussão no site do sindicato. O espaço é destinado para manter um diálogo franco entre a entidade e seus filiados, com a intenção de coletar informações, sugestões e críticas. “Com isso, será possível identificar as principais reivindicações da categoria, para lutar por melhorias”, diz Elísio. 

Filiado, o servidor que faz diferença!