fbpx

Servidores de São Paulo estão fortes e unidos em prol da Greve da Regulação

Orientações aos Comandos Estaduais de Greve do país
19 de julho de 2012
Movimento Grevista em todas as capitais e regiões
19 de julho de 2012

Assembleias e passeatas realizadas ontem no Estado contaram com participação maciça dos trabalhadores

A Diretoria do Sinagências participou nessa quarta-feira, 18, de diversas manifestações e assembleias em São Paulo. O trabalho de mobilização no estado começou pela Assembleia Estadual realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com maciça participação dos servidores da Anvisa, Anatel, Anac e ANTT. Os reguladores federais seguiram em caminha dentro dos terminais de passageiros do aeroporto e mostraram aos viajantes que a categoria está unida.

Na reunião, os manifestantes decidiram intensificar o movimento e fortalecer o apoio às agências que ainda não estão inteiramente mobilizadas, como a ANS e ANP. O presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, aproveitou a oportunidade para atualizar os servidores com informações do que ocorreu nos primeiros dias de greve em Brasília e no Rio de Janeiro.

Ressaltou que na última segunda-feira, 16, começou o trabalho de fortalecimento da greve em assembleia na Antaq, com grande adesão do movimento, tenda armada frente à agência e café da manhã com frutas. No mesmo dia, os servidores do DNPM reuniram-se na frente do órgão, congregando uma multidão que passava de 200 trabalhadores. O conglomerado de pessoas chamou a atenção da TV Record, que gravou imagens do movimento.

O presidente do Sinagências também destacou que, no primeiro dia de greve, em assembleia realizada na sede da Anvisa, em Brasília, os reguladores federais presentes deliberaram pela paralisação por tempo indeterminado, seguindo as deliberações ocorridas nos PAFs dos Estados. Para João Maria, a decisão dos servidores da sede de aderir à greve foi importantíssima para o movimento. "Essa é a primeira vez que a sede para as atividades com todas as carreiras envolvidas", relata.

Ainda no dia 16, em Brasília, houve assembleia na Anatel e, em seguida, na Anac. No final do dia, os servidores da ANTT decidiram realizar uma nova reunião no dia seguinte, com o objetivo de mobilizar ainda mais os trabalhadores.

De acordo com João Maria, a presença das associações de servidores das agências também merece destaque nessa mobilização, gerando novas lideranças na luta sindical. "A Asantaq tem sido fundamental em Brasília, na pessoa do Joaquim e Victor e os demais membros da Diretoria. Na Aneel, a ASEA têm feito a diferença entre a interlocução sindical e a mobilização dos servidores. O Ricardo e a Cecília vêm se destacado na direção dos servidores, conduzindo a categoria para o fortalecimento da pauta sindical", afirma.

O presidente do Sinagências ainda destacou que, na Anvisa, a Univisa tem sido fundamental na orientação e condução à mobilização dos servidores, na pessoa do Alessandro e Rafael, entre outros dirigentes. Na Anatel, segundo João Maria, a Asanatel tem sido forte na discussão de temas de interesse dos servidores da agência, como o debate do horário flexível e, agora, na mobilização da greve, com brilhante condução da José Maria, Márcio Serra, Raquel e Guta, entre outros. No DNPM, a presença da ANSDNPM, na pessoa do Eleutério, Fátima, entre outros bravos companheiros, tem sido fundamental para a mobilização.

Na parte da tarde, ainda em São Paulo, foi realizado Ato Público em frente à ANTT, na Avenida Paulista, com grande presença de servidores da ANTT, ANVISA, ANATEL, ANAC e DNPM. Os servidores seguiram em passeata, com faixas e apitaço, para o prédio da ANS-SP, onde ocorreu o fechamento do ato público, que também contou com participação de servidores da ANS.

Para o começo da próxima semana, João Maria continua com o trabalho de mobilização e vai visitar postos do interior do Estado de São Paulo, tais como Porto de Santos, Aeroporto de Viracopos, Anac de São José dos Campos, Postos da ANTT nas Rodovias, alem da Anac e DNPM, em SP. Outros estados estão sendo agendados para visita de fortalecimento da greve.

Além do trabalho intenso em São Paulo, o Sinagências participou, no dia 17 de julho, de eventos importantes no Rio de Janeiro, onde foram conquistadas adesões importantes. Conforme já foi publicado em boletim pelo Sindicato, as agências do Rio e DNPM se mobilizaram em Assembleias e atos públicos, com grande participação da categoria no Estado.

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp chat