fbpx

Para o presidente Sinagências, filiação representa fortalecimento da entidade, com aumento do poder de negociação dentros das instâncias do governo

Escrito por: William Pedreira
10/06/2011

Servidores das Agências Reguladoras Nacionais aprovaram no último domingo (5) a filiação do Sindicato da categoria, o Sinagências, à CUT. A votação contou com ampla aprovação da categoria.

Segundo avaliação do presidente da entidade, João Maria Medeiros de Oliveira, a filiação à CUT vai fortalecer a luta dos servidores, pois abrirá um espaço mais amplo e efetivo nas negociações dentro das instâncias governo. “Essa era uma vontade antiga da categoria. Já participávamos das negociações junto com à CUT e às Confederações. O que faltava mesmo era a formalidade da filiação.”

Para Medeiros, além do fortalecimento nas mesas de negociação, a Central terá um papel fundamental na formação de novos quadros dentro do Sindicato. “Boa parte dos servidores filiados ao Sinagências são novos e carecem de formação política. O Sindicato fez um trabalho muito intenso nestes últimos tempos, levando a discussão política para a base. Agora com a CUT, nosso poder de intervenção será muito maior”, argumenta Medeiros.

O debate e a votação da filiação à CUT foi uma das deliberações do Congresso do Sinagências realizado entre os dias 2 e 7 de junho. As eleições diretas para escolha da nova direção ocorreram no dia 30 de maio, com a chapa encabeçada por João Maria sagrando-se vencedora.

A chapa vitoriosa tomou posse no Congresso em solenidade realizada no último sábado (4). “O Congresso foi bem participativo. Dentro das proposições fizemos uma pequena reforma estatutária, aprovamos o plano de lutas para o período de 2011 a 2014, reafirmamos nossa luta em defesa da regulação da carreira dos servidores e a importância da valorização das carreiras colaborando no processo de equiparação salarial e fizemos também uma homenagem ao médico sanitarista Francisco Monteiro, mais conhecido como Chico Passeata, militante histórico na defesa da saúde pública e do serviço público.”

O secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso, esteve presente na abertura do Congresso quando fez uma apresentação sobre a organização sindical no Brasil, abordando principalmente os aspectos voltados ao setor público.

Fonte: CUT

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o fortalecimento da sua categoria, do seu Sindicato, em defesa de Agências Reguladoras independentes, clique aqui e filie-se

Registro Sindical do Sinagências