fbpx

Reunião da DEN define pauta de ações políticas a serem desenvolvidas pelo sindicato

O Segundo dia (26/06) de reunião da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sinagências, realizado em Brasília, foi marcado pela discussão sobre o Programa de Gestão do sindicato (PGS), que tem como objetivo estabelecer um planejamento estratégico para cada diretoria.

João Maria Medeiros de Oliveira, presidente da instituição, iniciou o encontrou discorrendo sobre a seguinte passagem de autoria do vice-presidente, José Airamir Padilha: “Planejar é construir futuros”, e apresentou os objetivos e funções do PGS. “O Sinagências, desde sua criação, é uma organização que quebra paradigmas, qualidade resultante de uma nova leitura sobre as relações sociais e de trabalho da sociedade brasileira. A gente por si só é diferente. Por isso, existe a necessidade de se elaborar ferramentas que direcionem o planejamento estratégico da instituição, para que nossas ações se tornem mais fortalecidas e ampliadas”, explanou João.

A diretora de administração, Marília Cunha conduziu os trabalhos relativos a elaboração e planejamentos de procedimentos a serem implantados por cada diretoria. “A idéia é trabalhar a estrutura básica, e por isso, propomos sugestões para cada setor. É preciso planejar o patrimônio do sindicato, para a partir daí esquematizarmos nossas ações”, explicou a diretora.

A elaboração de estratégias, propostas, ações, metas e políticas que fortaleçam o sindicato e que deverão ser seguidas por cada diretoria começaram com a discussão em relação à Diretoria de Defesa dos Interesses dos Aposentados e Pensionistas. Em seguida, a Diretoria de Saúde e Segurança no Trabalho, Diretoria de Organização, Diretoria Financeira, de Políticas, Formação Sindical, Comunicação, Administração, Assuntos Profissionais, Diretoria Jurídica e Secretaria-Geral.

Todas as ações já definidas e também as que sofreram mudanças deverão ser apresentadas dentro de 20 dias – a partir da data da reunião – a todos os membros da DEN.

Após a finalização desta discussão, os diretores debateram sobre as pendências da última Assembléia Geral e aprovaram uma pauta de ações políticas que deverão ser tomadas, para que estas mesmas pendências sejam resolvidas:

1ª: Marcar reunião com todos os dirigentes de todas as agências reguladoras; 2ª: Pressionar o Ministério do Planejamento para que sejam abertas mesas de negociação; 3ª: Promover reuniões com servidores e parlamentares em todos os estados, com o objetivo de divulgar a pauta de reivindicações; 4ª: Fazer levantamento de parlamentares que possam colaborar com a categoria, para que a pauta seja levada mais efetivamente ao Congresso Nacional; 5ª: Enviar a pauta para a Casa Civil para que em seguida seja marcada uma reunião; 6ª: Mandar ofício ao Ministério do Planejamento solicitando reunião com o sindicato; 7ª: Trabalhar a campanha salarial e defini-la.

Segundo deliberação da reunião, os diretores responsáveis por organizar uma lista de parlamentares a serem contatados pelo sindicato serão: Marília Cunha, Francisco Monteiro (Secretário-Geral), Oswaldo Marangoni (Diretor Jurídico Adjunto), e Renato Lima (Diretor de Relações Institucionais).

Já em relação as reuniões que deverão ser marcadas com as diretorias das agências reguladoras, foi definido que o 1º vice-presidente, José Airamir Padilha, se responsabilizará pela agenda com a Anvisa; o 2º vice-presidente, Reginaldo Lemos, com a Anatel; o 1º Secretário-Geral, Washington Luís, com a ANP; e o diretor de assuntos profissionais, Ilson Gomes, com a Antaq. As reuniões já foram iniciadas nesta semana, com encontro na ANTT e Anatel. Além disso, parte da diretoria do sindicato entregou formalmente a pauta de reivindicações à bancada do PCdoB no Congresso Nacional. Na próxima semana – durante os dias 04 e 05/07 -, representantes da DEN visitarão servidores das agências no Rio de Janeiro, para divulgar a pauta de reivindicações e propostas do sindicato.

No dia 27, a reunião da DEN discutiu e aprovou o regimento das secretarias sindicais – órgão de representação oficial nos estados. Com o Regimento, o Sinagências constituirá secretarias nos estados e no Distrito Federal.