fbpx
Reunião com os servidores das Agências Reguladoras de Recife (PE), hoje, 09/04
8 de abril de 2010
Clipping ANP (05 a 12/04/2010)
13 de abril de 2010

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação – Sinagências soube da indicação do médico Eduardo Costa para ocupar o cargo de Diretor da Anvisa e manifesta contrariedade e repúdio ao iminente erro que pode ser cometido.

É de conhecimento de todos que durante a sua breve, desastrosa e conturbada direção em Farmanguinhos, Eduardo Costa utilizou-se da mídia para difamar e prejudicar a Anvisa, que, corretamente, não autorizara a comercialização de medicamentos importados que não apresentavam eficácia e segurança.

Na época o médico acusou a Anvisa de estar cometida de “uma fúria burocrática, com um mar de exigências descabidas que não ajudam em nada a segurança. Apenas atrapalham a produção”, esquecendo-se do verdadeiro papel da Anvisa em assegurar à população o acesso a medicamentos de qualidade, sendo o fiel da balança entre os interesses da população e os interesses comerciais das empresas e seus dirigentes.

Após a publicação de sua entrevista, a Anvisa foi obrigada a responder a provocação, informando que a planta que produzia o medicamento que Eduardo Costa tanto forçava ser comercializado no Brasil, já tinha sido inspecionada três vezes pelo Brasil e tinha recebido dois laudos insatisfatórios.

Ressalva-se que logo após o ocorrido, Eduardo Costa participou de eleição interna para escolha de novo diretor em Farmanguinhos, não tendo sido eleito, felizmente. Desconhecemos a razão de sua não reeleição, mas não soa estranha a opção que o excelente grupo técnico de Farmanguinhos fez por escolher melhores rumos para a instituição.

Assim diante do desgaste decorrido do episódio e do iminente conflito de interesses de uma pessoa que há pouco destratava a Anvisa e agora está sendo indicado a dirigir a mesma instituição que tentou atropelar, manifestamos nossa indignação.

Brasília/DF, 09 de abril de 2010.

Diretoria do Sinagências

João Maria Medeiros de Oliveira
Presidente

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato