fbpx

Para gestantes que pretendem viajar de avião, seguem algumas regras para que ocorra tudo bem na viagem:

TAM

Até o final da 35° semana (aproximadamente 7 meses e meio de gestação) para vôos TAM (JJ) e TAM Mercosul (PZ), não é necessária a apresentação de atestado médico.

 A partir da 36° semana (aproximadamente 8 meses) é obrigatória a apresentação de atestado médico, especificando data, trecho e tempo de vôo permitido.

No pós-parto, o embarque da mãe e do filho é permitido após o 8° dia de parto, com a apresentação do atestado médico especificando viagem aérea.

Atenção

O atestado médico deve ser emitido até no máximo 48 horas antes do embarque

Para viagens internacionais, a apresentação de um atestado médico é obrigatória a partir do 8º (oitavo) mês de gestação, até os 10 (dez) dias que antecedem o parto.A partir dos 10 (dez) dias que antecedem o parto não é permitido o embarque.

No Pós-Parto, o embarque da mãe e do fillho é permitido após o 8º dia do parto, com a apresentação de atestado médico especificando viagem aérea. Em vôos codeshare com American Airliners, o embarque é autorizado após avalização de uma junta médica desta empresa aérea.

GOL / VARIG

Gestantes até a 27ª semana de gestação (aproximadamente 6 meses de gestação) deverão preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Empresa.

Gestantes entre a 28ª e 35ª semana de Gestação (aproximadamente 7 a 8 meses) deverão preencher a Declaração de Responsabilidade e apresentar Atestado Médico autorizando a viagem em avião.

Gestantes entre a 36ª e 39ª semana de Gestação (9 meses) deverão estar acompanhada de médico responsável.

Gestantes com 40 semanas ou mais de gestação (9 meses completos) não poderão embarcar, salvo inevitável necessidade e acompanhadas por um médico obstetra.

O atestado deve ser emitido até uma semana que anteceda o embarque.

Mesmo com autorização médica, as grávidas não devem viajar sete dias antes ou sete dias depois do parto. Também não é indicado que recém-nascidos embarquem na primeira semana de vida.

Gestantes de parto múltiplos (gêmeos) deverão estar acompanhadas do Médico Responsável a partir da 32ª semana, antes deste período só poderão viajar mediante apresentação de atestado médico.

40 semanas de gestação equivalem a aproximadamente 9 meses. Recém-nascidos só poderão viajar após completar 1 semana de vida.

O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.

Não será permitida a viagem aérea para Clientes grávidas durante os sete dias que antecedem a data prevista para a realização do parto ou Clientes durante os sete dias posteriores à data de nascimento.

Não será permitida a viagem aérea de recém-nascidos, mesmo com boa saúde, durante os sete dias posteriores ao nascimento, valendo ressaltar que os bebês prematuros serão considerados como casos médicos.

Dica para a Gestante GOL/VARIG: A Empresa aconselha às gestantes que requisitem um assento onde há uma melhor circulação de ar, desta forma, algumas gestantes preferem ficar no corredor para facilitar o percurso até o lavatório.

Fonte: TAM, GOL/VARIG

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o futuro da categoria, clique aqui e filie-se ao Sinagências

LOGIN