fbpx

Idec organiza protesto em rede social contra nomeação de diretor da ANS

Rio de Janeiro – O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realiza, a partir das 16h, um “twitaço” pela anulação da nomeação de Elano Rodrigues Figueiredo ao cargo de diretor da Agência de Saúde Suplementar (ANS).

Conforme denúncias divulgadas pela imprensa, foi omitida a informação de que Figueiredo já atuou como diretor jurídico do Grupo Hapvida. A empresa, diz o Idec, esteve na lista das dez operadoras que mais negaram coberturas aos consumidores entre 2010 e 2012, conforme dados obtidos pelo instituto por meio da Lei de Acesso à Informação.

O grupo também já esteve “judicialmente contra inúmeros consumidores e até mesmo contra a própria ANS e, além disso, demonstra posicionamento não isento em relação aos organismos de defesa do consumidor, como o Idec”, informa o instituto.

Segundo a presidente do Conselho Diretor do Idec, Marilena Lazzarini, é importante que a população esteja ciente e participe desse processo político que incide diretamente na qualidade da saúde. “Se os órgãos de regulação forem dirigidos por pessoas que defendem claramente os interesses das empresas, continuaremos na precária situação da assistência à saúde", destaca Marilena.

O Idec informa ainda que, junto com toda a sociedade, exige da ANS “o que lhe é determinado por Lei (9961/00), a defesa do interesse público, possível somente por meio da regulação, sem a influência do interesse privado.”

Fonte: O Globo