fbpx

Artigo sobre os desafios da regulação do setor de transporte no Brasil

Texto para discussão sobre a regulação do setor de infra-estrutura econômica
6 de fevereiro de 2007
INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NA ANEEL DESAGRADA EMPRESÁRIOS
8 de fevereiro de 2007

O artigo foi elaborado pelo professor Newton de Castro (Professor da Faculdade de Administração da UFRJ e pesquisador do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos), para a Revista de Administração Pública. Teve como objetivo identificar alguns dos principais desafios da regulação do setor de transporte, no Brasil, com vistas a analisar suas implicações para o desempenho econômico do setor e da atividade econômica do País. O texto “Os Desafios da Regulação do setor de transporte no Brasil” teve como foco da pesquisa os subsetores portuário, ferroviário e de infra-estrutura rodoviária, nos quais adquiriram notável relevância. O estudo procurou identificar e analisar alguns dos principais desafios regulatórios do setor de transportes no Brasil.

“Internacionalmente, a organização da indústria de serviços de transporte vem se alterando profundamente, no sentido da redução das impedâncias ao luxo contínuo e desimpedido de pessoas e mercadorias. Principalmente através da integração de operadores, por intermédio de fusão entre empresas ou de alianças estratégicas, assim como de investimentos em terminais e equipamentos especializados em agilizar as mudanças de modo e/ou veículo, nas interfaces entre os diferentes sistemas de transporte”, é o que comenta o professor na introdução do texto.

Clique aqui e acesse o teor do trabalho na sua origem.

Baixe o arquivo por meio do link abaixo.

____________________________
Nota: O Sinagências, no sentido de difundir a cultura regulatória, divulga trabalhos como este. Contudo, as informações contidas nos mesmos não expressam, necessariamente, o pensamento nem a opinião institucional do Sindicato. Envie trabalhos de sua autoria para comunicacoes@sinagencias.org.br; teremos o prazer de publicá-los no site.

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato