fbpx

ANTAQ apresenta aplicativo de fiscalização a servidores da Anac

A ANTAQ apresentou, na última sexta-feira (20), o aplicativo SFIS Mobile a servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A reunião teve o objetivo de divulgar a otimização e segurança dos dados colhidos durante o trabalho de fiscalização que o aplicativo oferece.

O aplicativo permite uma série de facilidades para o servidor da Agência durante a fiscalização, como a importação das informações das empresas autorizadas, a integração com os bancos de dados da Agência, bem como a geração automática de notificações e autos de infração para envio imediato ao regulado. Além disso, o SFIS Mobile oferece ao fiscal outras praticidades, como inserir dados off-line (quando não houver sinal de internet), permitir a inserção de fotos e o preenchimento de check-list dos procedimentos fiscalizatórios, bem como a emissão de relatórios de fiscalização.

“O aplicativo é mais uma ferramenta que visa oferecer ao corpo técnico da ANTAQ e à sociedade modernas práticas regulatórias, baseando-se nos princípios da governança, da transparência e da prestação do serviço adequado”, ressaltou Gabriela Coelho, superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ.

O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e pela Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ, por meio da sua Gerência de Planejamento e Inteligência. “Melhoria na coleta de informações durante os procedimentos fiscalizatórios, maior precisão no resultado das fiscalizações, bem como maior agilidade no preenchimento dos dados e na confiabilidade dos procedimentos fiscalizatórios”, ressalta Gabriela outras vantagens do SFIS Mobile, que foi disponibilizado aos fiscais da Agência em outubro de 2018.

“No final de 2018, foi disponibilizada uma versão beta do aplicativo. Ajustes foram sendo feitos a partir do feedback dos fiscais. Em agosto deste ano, é que o sistema foi efetivamente implantado com as correções feitas”, explicou o gerente de Planejamento e Fiscalização da ANTAQ, Rafael Santana.

Durante a reunião com os servidores da Anac, foi realizada uma simulação de uso do aplicativo e, posteriormente, foi demonstrado como os dados capturados em campo são alimentados automaticamente na base do sistema de fiscalização. Caso a Anac verifique a adaptabilidade da aplicação em suas atividades, o código-fonte do aplicativo será cedido pela ANTAQ. Assim, a Anac poderá implantar na área de fiscalização.

FONTE: ANTAQ