ANP inaugura robô para recepção e armazenamento de dados

EDITAL DE Nº 002/2019 – CONVOCAÇÃO DO NÚCLEO EXECUTIVO (NUE)
29 de julho de 2019
ANAC aumenta em 10 vezes critério que define empresa entrante em Congonhas
29 de julho de 2019

A ANP inaugurou hoje (24/7) o robô Hermes, que será utilizado para a recepção e armazenamento de todos os dados gerados pela indústria do petróleo no Brasil. A cerimônia teve participação do diretor-geral da ANP, Décio Oddone, e do diretor Felipe Kury.

O robô, que não tem similar no Brasil em termos de petabytes armazenados, vai minimizar custos e oferecer mais segurança e velocidade na entrega de dados de exploração e produção para as empresas usuárias do Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP).

Serão armazenados dados de sísmica, tomografias computadorizadas de amostras, dados digitais de poços, de métodos não sísmicos, dentre outros, das fases exploratória e de produção dos contratos da indústria do petróleo brasileira.

Trata-se de um modelo similar a uma “nuvem privada”, na qual vários pools de armazenamento, tais como storages, agem como se fossem uma única e grande solução de armazenamento, apresentando alto desempenho de acesso aos dados.

Com a aquisição dessa solução tecnológica, a ANP estuda agora o envio direto de dados das empresas operadoras de áreas para exploração e produção e das empresas de aquisição de dados, por meio de links dedicados.

A iniciativa atende ao Mapa Estratégico da Agência que prevê o uso da automação e da tecnologia para a prestação de melhores serviços à sociedade.

Fonte: ANP

Os comentários estão encerrados.