fbpx

Indicado para diretoria da Anvisa, Rodrigo Sérgio Dias, recebe membros do Sinagências

O presidente do Sinagências, Alexnaldo Queiroz, secretário-geral, Fábio Rosa, diretor de políticas públicas em regulação, Luís Bernardo Bieber e o ouvidor do sindicato, Oswaldo Marangoni se reuniram nesta quinta-feira (20), para uma agenda institucional, a convite, do presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, atual indicado pelo presidente Michel Temer, para a diretoria colegiada da Anvisa.

O debate se deu, a partir das matérias vinculadas na imprensa, em especial no jornal Correio Braziliense e no site Metrópoles, em face à nota, do movimento ‘Rede de Mulheres da Anvisa – Nós por elas’ que foi reproduzida em desfavor de sua indicação e em nota contrária também emitida pela Univisa.

Assim, os membros da gestão Unidade na Regulação foram tratar sobre tal preocupação do grupo no tocante ao relacionamento com as mulheres no ambiente de trabalho.

Neste sentido, Rodrigo Sérgio Dias se mostrou aberto para o diálogo e para conversar com grupos e ou servidoras (es) sobre questões pessoais que tramitam na justiça que possam ter repercutido de modo receoso à sua indicação.

Ele esclareceu que não houve decisão judicial no processo e que ele está disposto a dialogar sobre o processo com qualquer pessoa. Disse que nunca teve nenhum problema com mulheres no ambiente de trabalho e ainda relatou que prova disso é que na sua atual equipe na Funasa nomeou para cargos comissionados em sua maioria mulheres, incluindo sua chefe de gabinete. Igualmente se ofereceu para conversar imediatamente com qualquer servidora da ANVISA sobre tais fatos e afirmou que em sua diretoria na Agência vai escolher uma servidora para ser diretora adjunta.

Após tais informações, em outro momento da reunião, os membros da diretoria executiva nacional solicitaram esclarecimentos sobre a relevância e experiências prévias, do indicado para o cargo de diretor. O mesmo explicou que tem experiência no direito como advogado é pós-graduado em direito administrativo, tem experiência em gestão pública, articulação institucional e gestão de pessoas.

Rodrigo Sérgio Dias também foi provocado a dizer como vai contribuir tecnicamente com a ANVISA. Neste âmbito, ele apresentou sua expertise na Funasa e relatou ações em articulação com municípios, estados e o SUS, disse que, além de ser advogado gostaria muito de contribuir com toda esta bagagem em sua atuação na ANVISA.

Na oportunidade, os membros da DEN questionaram sobre sua posição em relação à autonomia técnica das Agências. Rodrigo disse que é favorável e que na sua experiência como gestor sempre respeitou e acatou o posicionamento da área técnica, mesmo quando entendia não estar de acordo com a área. Também declarou que nomeado diretor, sua assessoria será de carreiras das agências.

Sobre a gestão de pessoas, Rodrigo informou que por onde passou buscou oportunidades de capacitação aos servidores públicos e também relatou que em se tratando da articulação institucional se comprometeu em buscar novos concursos públicos para a Anvisa e a ajudar na proposta de equiparação com as carreiras do Ciclo de Gestão.

Por fim, o presidente da Funasa agradeceu a ida dos membros do Sinagências ao convite feito por ele e por tê-lo ouvido antes da emissão de qualquer juízo.  A diretoria da entidade se comprometeu em levar tais posicionamentos para os servidores da Anvisa com o objetivo de esclarecer sobre esta indicação para a diretoria da Agência.

Fonte : Ascom/Sinagências