fbpx

Anvisa se reúne com Sinagências para criação de projeto de educação corporativa

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) recebeu na manhã desta segunda-feira, 09, integrantes da comissão de estruturação do projeto de educação corporativa da Anvisa. A reunião teve como objetivo ouvir as contribuições do Sinagências na fase inicial de estruturação do projeto.

Na reunião, estiveram presentes Artur Iuri de Sousa, da Anvisa, Maria Julia, professora da UnB, Alexnaldo Queiroz, presidente do Sinagências e Luís Bernardo Bieber, diretor de Política Pública em Regulação do Sinagências. Na ocasião, os participantes discutiram acerca de experiências pessoais, casos de sucesso e prováveis ações a serem implantadas no projeto.

Para o Sinagências, a educação corporativa é um projeto bastante audacioso. Tem de se entender que é uma Política de Estado. A Anvisa, por sua vez, avança ao se antecipar nestas questões, pois, geralmente, só capacitam quando acontece algum erro e a qualificação é questionada.

No encontro entre Anvisa e Sinagências, também foram consideradas as experiências de outras instituições. Como exemplo, o Tribunal de Contas da União, que tem uma boa estrutura corporativa. Neste projeto, de acordo com Arthur Souza, o objetivo é tentar construir um modelo mais alinhado do que se espera, do que se deseja para que uma instituição esteja mais bem posicionada no mercado, frente às suas competências.

A educação corporativa é um custo necessário. Ela ajuda na legitimidade das agencias, ajuda na melhoria da atividade do setor e até na melhoria dos salários se realmente tiver mais eficiência e apoio da sociedade. O Sinagências está disposto a sempre colaborar, e a levar esse projeto para as demais agências de regulação.

É importante ressaltar, também, que a Anvisa tem de manter o dialogo entre o SUS e as atividades de regulação, e a educação corporativa contribuirá nesta questão. Na criação do projeto, está sendo criada uma trilha de aprendizagem para que os servidores e gerentes possam se colocar nesses assuntos. Um diagnóstico situacional para entender como enfrentar um cenário de recursos escassos, onde temos a percepção generalizada de que é necessário formar e desenvolver competências para que as agências possam ser mais qualificadas.

O projeto de educação corporativa da Anvisa ainda está em fase inicial, entretanto, a agência ainda contará com a colaboração do Sinagências na discussão das novas etapas.

Fonte: Ascom/ Sinagências