fbpx

ANVISA PERMITE FRACIONAMENTO DE MAIS 14 MEDICAMENTOS

A agência ainda analisa mais pedidos; os medicamentos devem estar disponíveis em 20 dias
 
BRASÍLIA – A Anvisa autorizou, nesta sexta-feira, o fracionamento de mais 14 medicamentos genéricos. A venda fracionada consiste na subdivisão das embalagens de medicamentos em frações menores que a versão original. Com isto, é possível reduzir o custo dos medicamentos para a população e evitar a automedicação, já que o consumidor vai deixar de pagar pelo medicamento que não será utilizado.
 
No total, estarão disponíveis 75 novas apresentações (embalagens) do laboratório EMS, entre antibióticos, anti-hipertensivos, antiulcerosos, e outros.
 
Esses medicamentos serão vendidos somente em farmácias credenciadas pela vigilância sanitária, separados na hora pelo farmacêutico e entregues ao consumidor com inscrição do número de lote e bulas.
 
O antibiótico Cefalexina e o expectorante Acetilcisteína, do laboratório Medley, também já estão liberados pela agência para serem fracionados. Outros pedidos de registro, de diferentes laboratórios, estão sendo analisados e devem ser autorizados em breve.
 
A venda fracionada está prevista no decreto 5.348 de 20 de janeiro de 2005. A previsão é que os medicamentos estejam nas farmácias em 20 dias.
 
Fonte: estadao.com.br